Giro d’Italia 2023: confira percurso da etapa final em Roma

HomeCompetiçõesGiro D'Itália

Giro d’Italia 2023: confira percurso da etapa final em Roma

Capital italiana é escolhida para sediar o final do Giro pela quinta vez na história; confira como será o percurso

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A longa história de amor entre Roma e o Giro d’Italia começou na primeira edição, em 1909, quando a Cidade Eterna sediou a finalização da quarta etapa, em 20 de maio. Em 2023, a Corsa Rosa terminará na capital pela quinta vez em sua história, depois de 1911, 1950, 2009 e 2018. Pela 49ª vez, Roma também receberá uma finalização de etapa.


A etapa com 135 km terá largada no bairro EUR, em frente ao Palazzo della Civiltà Italiana (também conhecido como Praça do Coliseu). Toda a primeira parte do percurso percorre a Via Cristoforo Colombo, até a Fonte do Zodíaco (Lido di Ostia) e de volta ao centro. Passadas as Muralhas Ardeatinas, o pelotão entrará no circuito de 17,6 km que será repetido 5 vezes.

O circuito toca muitos dos marcos de Roma. A corrida passará pelo Coliseu, Fóruns Imperiais, Lungo Tevere, Ara Pacis, Villa Borghese, Castel Sant’Angelo, Circus Maximus e Termas de Caracala. Outros lugares serão a Piazza Navona e a Piazza del Popolo. Na passagem pelo Castel Sant’Angelo, o percurso será pela Via della Conciliazione e o pelotão será recebido com a vista da majestosa Basílica de São Pedro.

Do ponto de vista do ciclismo, o circuito conta com alguns desafios, como os trechos pavimentados com os icônicos paralelepípedos “sanpietrini” e a passagem pela Villa Borghese, com uma subida curta. Os últimos quilômetros são essencialmente planos em estradas largas e retas com curvas fechadas nos últimos três quilômetros. A reta final tem 700 m de comprimento, 8 m de largura, subindo apenas ligeiramente em paralelepípedos “sanpietrini”.

VEJA PERCURSO

LEIA MAIS
Giro d’Itália no Bikemagazine