Mundial de Ciclocross: Van der Poel vence Van Aert e é penta

HomeCompetições

Mundial de Ciclocross: Van der Poel vence Van Aert e é penta

Holandês conquista seu quinto título mundial ao vencer a prova em casa, em Hoogerheide: "Entre minhas três melhores vitórias de todos os tempos"

Van der Poel e Van Aert na disputa

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O holandês Mathieu van der Poel conquistou seu quinto título mundial de ciclocross em casa, em Hoogerheide, neste domingo (5 de fevereiro), ao ultrapassar seu principal adversário, o belga Wout van Aert, na chegada após 67 minutos nervosos.

Van der Poel, que já tinha vencido o título mundial na Elite em 2015, 2019, 2020 e 2021, comemorou. “Acho que foi com certeza entre as minhas três melhores vitórias de todos os tempos. Com certeza , vou me lembrar disso por muito tempo”, disse o pentacampeão.

Inseparáveis durante toda a prova

Van der Poel pentacampeão, com os belgas Van Aert com a prata e Iserbyt com o bronze

Van der Poel e Van Aert foram inseparáveis durante toda a corrida. Na chegada, Van der Poel acelerou na reta final do asfalto para passar por Van Aert e garantir a medalha de ouro. “É realmente difícil de descrever, mas acho que é assim que todo mundo diria com antecedência como a corrida deveria ser – um sprint comigo contra Wout”, disse Van der Poel.

O belga Eli Iserbyt terminou 12 segundos atrás e ficou com a medalha de bronze, batendo Lars van der Haar (Holanda) na disputa pelo 3º lugar. Van der Haar teve, na primeira volta da corrida, um papel fundamental para Van der Poel, liderando o caminho antes de lançar Van der Poel enquanto Van Aert o seguia.

A comemoração em Hoogerheide

“Eu me senti super relaxado”, disse Van der Poel sobre a última volta das 10 em que ele e Van Aert lutaram. “Acho que essa foi talvez a chave para vencer hoje. Consegui ficar muito calmo. Acho que todo mundo esperava que eu fizesse um movimento nas barreiras, mas eu já sabia que queria ir para o sprint. Conheço o sprint aqui. Trabalhei muito duro para isso. Estou muito, muito feliz”, completou.

Sobre a rivalidade com Van Aert, o holandês afirmou: “É uma história super legal que estamos escrevendo. Mas não é o fim, ainda temos a temporada de estrada e com certeza o verei novamente.”

Na disputa da Elite das mulheres, no sábado, a Holanda dominou com os três lugares no pódio. Fem Van Empel foi a campeã, em uma vitória solo, com 39 segundos à frente de Puck Pieterse, que estava na frente junto com Van Empel, mas caiu e perdeu tempo. Na 3ª colocação, a 1min11s, estava Lucinda Brand.

LEIA MAIS
Ciclocross no Bikemagazine

Página oficial do evento

Giro d-italia