Copa Catalana tem estreia de Avancini e da Caloi internacional

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa Catalana tem estreia de Avancini e da Caloi internacional

Prova será neste final de semana em Bannyoles; além de Avancini, equipe terá Ulan Galinski e novo staff na Europa

Avancini começa a temporada em Banyoles

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Henrique Avancini estreia na nova equipe Caloi / Henrique Avancini Racing neste final de semana na Espanha, na Copa Catalana de Mountain Bike, etapa de Banyoles (Shimano Super Cup Massi), uma das mais prestigiadas provas do MTB mundial.

Vale lembrar que Avancini já venceu a competição, que é Prova Hors Class, em 2020 (reveja aqui).

O brasileiro, que começa a temporada na 9ª colocação do ranking da UCI (União Ciclística Internacional), falou sobre a importância da prova espanhola. “A Copa Catalã de Banyoles é um dos eventos mais tradicionais do MTB e marca sempre a grande abertura do calendário UCI na Europa. É sempre um grande teste para os atletas e todo esse lado tradicional da prova sempre pesa bastante. Para mim é um evento também muito especial, pois tive a oportunidade de vencer em 2020 e entrar para a galeria de campeões”, disse o atleta.

A prova de Banyoles também marcará a estreia da nova estrutura da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing na Europa. Além de uma base fixa na Itália, novos profissionais foram integrados ao staff para que os atletas tenham apenas uma preocupação: pilotar. Ao todo o time Caloi / Henrique Avancini Racing conta agora com mais de 20 profissionais em sua estrutura.

“Essa será a abertura oficial das pistas da minha nova fase, com meu novo time e juntamente com a estreia da nossa operação europeia. Toda nossa parte de logística e parte estrutural será colocada a prova pela primeira vez. É uma estrutura toda nova, parte do staff é novo também no time e isso é extremamente importante para o nosso processo de amadurecimento e preparação para os grandes desafios da temporada. Esta será uma competição para testar o físico, os meus novos equipamentos e a operação da nova equipe”, completou Avancini.

Ulan Galinski também está confirmado em Banyoles

Além de Avancini, outro atleta da Caloi / Henrique Avancini Racing participará da prova de Banyoles: Ulan Galinski. E o atleta baiano está animado com a chance. “Estou feliz de ter essa oportunidade de correr na Espanha, essa corrida específica em Banyoles é considerada uma mini Copa do Mundo, pois é a corrida que os atletas europeus escolhem para iniciar a temporada de competições, então o nível vai estar bem alto. Essa prova servirá como ótimo parâmetro para mim, um teste real de todo trabalho realizado na pré temporada. Estou animado e pronto para dar tudo de mim e me surpreender”, disse Ulan.

Banyoles vai receber 900 inscritos de 32 nacionalidades. Na Elite masculina estão confirmados o atual número um do ranking mundial, o espanhol David Valero (BH Coloma), segundo classificado na prova inaugural da Copa Catalana em La Nucía. O medalhista olímpico foi o vencedor em Banyoles em 2014 e terá pela frente o atual campeão e quarto no ranking UCI, o francês Titouan Carod (BMC), além de Luca Bradoit (SantaCruz RockShox), número dois do ranking.

O sul-africano Alan Hatherly, sétimo classificado do mundo, lidera a ex-equipe de Avancini, a Cannondale Factory, que terá também o britânico Charlie Aldridge e o dinamarquês Simon Andreassen . Vlad Dascalu (Trek Factory), atual sexto no ranking mundial, também está confirmado.

As provas de short track (XCC) serão na sexta-feira e as provas da Elite do cross country olímpico (XCO) no domingo. Veja mais no site oficial do evento

Streaming sábado e domingo aqui