Paris-Nice: Pogacar imbatível vence etapa final e é o campeão

HomeCompetiçõesCiclismo

Paris-Nice: Pogacar imbatível vence etapa final e é o campeão

Esloveno encerrou a disputa com uma vitória solo após dominar a subida ao Col d'Eze e terminou com 33 segundos de vantagem sobre Vingegaard

Pogacar conquista a Paris-Nice 2023

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) confirmou neste domingo (12 de março) o título de campeão da Paris-Nice em grande estilo, ao conquistar mais uma vitória, sua terceira na prova, ao dominar a subida ao Col d’Eze e descer sozinho para Nice para uma vitória solo, com 33 segundos de vantagem.

Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) terminou em 2º lugar e David Gaudu (Groupama-FDJ), foi o 3º, ambos a 33s. Simon Yates (Jayco-AlUla), que atacou no Col d’Eze, ficou em 4º lugar, com o mesmo tempo.

A etapa final contou com cinco montanhas em 118 km. O pelotão se dividiu nas primeiras subidas, mas a UAE Team Emirates de Pogacar logo assumiu o controle. O líder atacou a 4km do topo da subida de 6 km e imediatamente pareceu decisivo. No topo, abriu uma vantagem de 45 segundos sobre seus rivais e não cometeu nenhum erro na descida de 15 km até Nice.

Vitória solo para Pogacar em Nice

“Sempre foi meu sonho vencer a Paris-Nice e agora consegui, é incrível”, disse Pogacar, que nas duas temporadas anteriores disputou e venceu a Tirreno-Adriático e, nesta temporada, resolveu fazer diferente. “Dizem que o ataque é a melhor defesa. Conheço muito essas estradas, faço muitos treinos aqui. Sabia exatamente como estavam minhas pernas na subida final e quanto poderia gastar para chegar ao topo. Fiquei realmente bom na matemática hoje, calculei muito bem.”

O sucesso de Pogacar elevou sua contagem de vitórias na temporada para nove após apenas 13 dias de corrida. “Se eu não ganhar nada até o final da temporada, ainda não é ruim”, ponderou Pogacar, que também venceu a classificação por pontos e a de melhor jovem. “Eu posso ficar mais relaxado agora.”

MELHORES MOMENTOS

AS ETAPAS
Etapa 1 – 5 de março – La Verrière – La Verrière – 169,4km
Etapa 2 – 6 de março – Bazainville – Fontainebleau – 163,7km
Etapa 3 – 7 de março – Dampierre-en-Burly – Dampierre-en-Burly (TTT) – 32,2km
Etapa 4 – 8 de março – Saint-Amand-Montrond – La Loge des Gardes – 164,7km
Etapa 5 – 9 de março – Saint-Symphorien-sur-Coise – Saint-Paul-Trois-Châteaux – 212,4km
Etapa 6 – 10 de março – Tourves – La-Colle-sur-Loup – 197,4km – cancelada
Etapa 7 – 11 de março – Nice – Col de la Couillole – 142,9km
Etapa 8 – 12 de março – Nice – Nice – 118,4km

LEIA MAIS
Paris-Nice no Bikemagazine

Site oficial do evento