Paris-Nice: Tim Merlier vence etapa de abertura

HomeCompetiçõesCiclismo

Paris-Nice: Tim Merlier vence etapa de abertura

Pogacar está em 3º na classificação geral, atrás de Sam Bennet, ambos a 4 segundos, e lidera a classificação de melhor jovem

Troféu da Paris-Nice 2023

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

A Paris-Nice 2023 começou neste domingo (5 de março) com a vitória do bega Tim Merlier (Soudal Quick Step), que disputa a prova pela primeira vez. Sam Bennett (Bora Hansgrohe) e Mads Perdersen (Trek Segafredo) ficaram em 2º e 3º na etapa de 169,4km em La Verrière.

O francês Paul Ourselin (TotalEnergies) e o dinamarquês Jonas Gregaard (Uno-X) escaparam após 16km percorridos e chegaram a abrir 3min45s. Após a primeira subida ao Cote de Millon-la-Chapelle, na qual Ourselin somou três pontos, a diferença foi diminuindo gradativamente.

No percurso de abertura

Etapa teve largada e chegada em La Verrière

O ritmo aumentou constantemente na segunda volta no circuito com as equipes de velocistas liderando a perseguição. A diferença para a fuga caiu para 1 minuto com 50 km para o fim. Os dois escapados tiveram que contentar em chegar à última subida, a 20 km da chegada, para tentar lutar pela camisa de montanha.

A 40 km da meta, a equipe Jumbo Visma de Jonas Vingegaard assumiu a frente do pelotão e a velocidade aumentou. Dez quilômetros adiante, Ourselin e Gregaard foram alcançados após mais de 120 km de fuga.

Pouco depois, ocorreu uma queda no pelotão, envolvendo alguns ciclistas, entre eles o francês Thibault Guernalec (Arkea-Samsic), que foi obrigado a abandonar. Neilson Powless (EF Education) atacou faltando 20 km e o pelotão se dividiu. Tadej Pogacar (UAE Emirates) saiu no encalço do norte-americano e Arnaud Demare (Groupama-FDJ) acompanhou.

Vencedor do GP La Marseillaise no início da temporada, Powless segurou o pelotão até a marca de 7 km para a chegada. O único sprint intermediário do dia viu Pogacar surgir para pegar os seis segundos em jogo. O francês Pierre Latour saltou atrás dele e os dois foram rapidamente acompanhados por Jonas Vingegaard na frente.

Merlier vence em sua estreia na Paris-Nice

Enquanto os dois favoritos da pré-corrida finalmente esperavam pelo pelotão, Latour continuou, mas acabou voltando nos últimos dois quilômetros enquanto o pelotão se preparava para a chegada. O companheiro de equipe de Merlier, Florian Senechal, atacou na marca do último km, desorganizando o sprint para seus rivais e abrindo caminho para a demonstração de força de seu líder.

Merlier é o primeiro camisa amarela, com 4 segundos de vantagem sobre Bennett e Pogacar, que estão em 2º e 3º. O belga também lidera a classificação por pontos. Pogacar, que terminou no pelotão, em 27º, com o mesmo tempo do vencedor, lidera a classificação de melhor jovem e Powless lidera a classificação de montanha.

 

AS ETAPAS
Etapa 1 – 5 de março – La Verrière – La Verrière – 169,4km
Etapa 2 – 6 de março – Bazainville – Fontainebleau – 163,7km
Etapa 3 – 7 de março – Dampierre-en-Burly – Dampierre-en-Burly (TTT) – 32,2km
Etapa 4 – 8 de março – Saint-Amand-Montrond – La Loge des Gardes – 164,7km
Etapa 5 – 9 de março – Saint-Symphorien-sur-Coise – Saint-Paul-Trois-Châteaux – 212,4km
Etapa 6 – 10 de março – Tourves – La-Colle-sur-Loup – 197,4km
Etapa 7 – 11 de março – Nice – Col de la Couillole – 142,9km
Etapa 8 – 12 de março – Nice – Nice – 118,4km

No Brasil os direitos de transmissão são dos canais ESPN e plataforma Star+

LEIA MAIS
Paris-Nice no Bikemagazine

Site oficial do evento

Último km

MELHORES MOMENTOS