Desafio de Gigantes Internacional começa nesta sexta-feira

HomeCompetiçõesMountain bike

Desafio de Gigantes Internacional começa nesta sexta-feira

Evento em Itaipava terá provas de cross country olímpico e MTB marathon e vai reunir 1.200 participantes até domingo

Disputa da Desafio de Gigantes Internacional terá XCO e XCM

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Desafio de Gigantes Internacional começa nesta sexta-feira (10 de março) em Petrópolis (RJ). O evento vai reunir 1200 atletas de mais de dez países, no Villa Itaipava Resort & Conventions até domingo.

Os atletas terão duas provas de XCO, o Cross Country Olímpico. O percurso é de 4,3 km e há provas para atletas das Classes 1 e 2. Na 1, a divisão é feita por oficiais e amadoras. Elas têm 20 e 11 categorias, respectivamente. Na XCO classe 2, competem apenas os atletas elite masculino e feminino (19 a 29 anos ou critério técnico).

Já na XCM, a Cross-country Marathon, será apenas uma prova, de circuito reduzido ou completo. No primeiro, serão duas voltas de 13 km. Na segunda opção, três voltas de 13 km. Além do trajeto maior, a prova também exigirá mais resistência à altitude. São 20 categorias para o percurso reduzido, como veterano e master, além de 19 categorias no percurso completo, como elite e masculino.

“O nível é muito alto e isso vai nos ajudar a nos testar. O Desafio entrou na minha vida durante a pandemia, quando estava sem competir. Preciso fazer uma logística boa para dar tudo certo, mas eu tenho certeza que vai valer a pena para mim e para a minha equipe, a Audax”, conta Nicolas Machado, que é atleta elite.

A competição é fruto da parceria entre a organizadora de eventos Avelar Sports e Henrique Avancini e vai distribuir 105 pontos, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris-2024. O Desafio de Gigantes também ajudará os países na obtenção de vagas para o Sul-Americano de MTB, que será realizado no fim do ano.

A Avelar Sports e Henrique Avancini também confirmaram na semana seguinte ao Desafio de Gigantes um projeto inédito para atletas do alto rendimento ciclismo, que mistura mentoria e imersão com nomes que fazem a diferença na modalidade.