Equipe Caloi/Henrique Avancini conquista licença UCI na Elite

HomeCompetiçõesMountain bike

Equipe Caloi/Henrique Avancini conquista licença UCI na Elite

Primeiro time latino-americano de mountain bike a ter a licença Elite da UCI começou a temporada na Espanha

A equipe Caloi/Henrique Avancini Racing para a temporada 2023 Foto: Fabio Piva

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A equipe Caloi/Henrique Avancini Racing confirmou nesta semana que conseguiu a licença da UCI (União Ciclística Internacional) na categoria Elite. A chancela é um marco para o MTB brasileiro, pois pela primeira vez um time latino-americano consegue esse status. Com isso, a Caloi/Henrique Avancini Racing faz agora parte do grupo principal de equipes da UCI.

“Todos do time estamos muito felizes com essa conquista. Acredito que reflita a seriedade do nosso trabalho, o que estamos buscando fazer para o mountain bike brasileiro, para o mountain bike latino-americano. É uma grande barreira que conseguimos transpor, chegar ao nível de exigência para ter essa chancela, de estarmos no grupo das principais equipes”, comentou Avancini.

“Isso traz uma série de vantagens, além de colocar o time em uma posição de ser ativo nas mudanças, construção e estruturação da modalidade a nível mundial. É uma grande responsabilidade que conquistamos e, com certeza, é algo que nós como brasileiros ficamos muito orgulhosos”, completou.

Além de Avancini, a equipe conta com Ulan Galinski, Sabrina Oliveira e Cainã Oliveira. Avancini e Galinski competem na categoria elite, enquanto Sabrina e Cainã correm na Sub-23.

Avancini durante a apresentação na nova temporada Foto: Marcos Adami

Na temporada 2023 os quatro atletas brasileiros participarão das principais competições do mountain bike na América do Sul. Avancini e Galinski disputarão ainda todas as provas da Copa do Mundo e o Mundial de MTB.

A Caloi/Henrique Avancini Racing começou a temporada na Copa Catalana, na Espanha, onde Avancini ficou em segundo lugar na prova de short track e foi o 10º no cross country (leia mais aqui).

Eduardo Rocha, CMO da Caloi, acredita que o fato só fortalecerá ainda mais o ciclismo no País. “Nós da Caloi estamos muito orgulhosos de continuarmos com o pioneirismo que a marca sempre trouxe para o Brasil, desta vez colocando um time pela primeira vez com essa classificação da UCI. Isso reflete a estratégia da marca, para o futuro da empresa, que sempre está atrelada com o desenvolvimento do ciclismo nacional. A gente espera que com isso consigamos trazer sempre todo o mercado para um outro nível, elevando a cadeia como um todo, visando sempre os padrões internacionais”.

Além da Caloi, a equipe Caloi/Henrique Avancini Racing tem também como patrocinadores Shimano, Fox, Vittoria, Z2, 9thWave, Oakley, Strava, Lazer, AminoVital, Ceramicspeed, Pimenteira Imperial, Vorr, Greenpeople, Bauerfeind, Barbedo, SeMexe, Fizik, Morgan Blue e RDR.