Cape Epic: Beers e Blevins vencem etapa 3; Schurter segura liderança

HomeCompetiçõesMountain bike

Cape Epic: Beers e Blevins vencem etapa 3; Schurter segura liderança

Terceira vitória em quatro dias para a dupla que reúne o sul-africano Matt Beers e o norte-americano Christopher Blevins, que subiram para o 4º lugar na geral

Beers e Blevins vencem a etapa 3 Foto: Nick Muzik

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A dupla que reúne o sul-africano Matt Beers e o norte-americano Christopher Blevins (Toyota-Specialized-NinetyOne) conquistou sua terceira vitória em quatro dias de disputa da ultramaratona Cape Epic, na África do Sul. A dupla faturou a 3ª etapa em mais um dia tático e com finalização explosiva e subiu do quinto para o quarto lugar na classificação geral.

A Toyota-Specialized-NinetyOne agora está sete minutos e 40 segundos atrás dos líderes da classificação geral Nino Schurter e Andri Frischknecht (Scott-Sram MTB Racing) com Georg Egger e Lukas Baum (Orbea x Leatt x Speed Company) em segundo lugar geral e Fabian Rabensteiner e Wout Alleman (Wilier Pirelli Factory) em terceiro.

O líder Nino Schurter na ponta do pelotão Foto: Nick Muzik

Como em todas as etapas da Cape Epic 2023 até agora, a Etapa 3 começou com um ataque de Phil Buys e Alex Miller (PYGA Euro Steel). Nos primeiros 18 km, o pelotão rodou junto, mas no primeiro ponto de água cinco equipes aceleraram. A liderança mudou de mãos regularmente entre PYGA Euro Steel, Scott-Sram MTB Racing, Oorbea x Leatt x Speed Company, Toyota-Specialized-NinetyOne e Wilier Pirelli Factory.

Nino Schurter caiu no terceiro ponto d’água, depois a Orbea x Leatt x Speed Company teve um pneu furado a 75 km. Isso permitiu que três equipes se afastassem, mas Baum e Egger correram de forma impressionante e alcançaram.

Faltando 10km, a etapa ainda estava indefinida. A chegada contou com uma pista única e Blevins, assim como na etapa anterior, se posicionou entre os adversários de tal forma que Matt Beers foi capaz de avançar enquanto Blevins controlava o ritmo.

Assim que Beers teve uma vantagem considerável, Blevins abaixou a cabeça e seguiu forte. “A rota foi difícil hoje”, disse Blevins. “A subida depois de Houw Hoek foi brutalmente difícil. O grupo perseguidor voltou para Houw Hoek e todos lutavam por uma posição. Apenas nos certificamos de que estávamos no lugar certo, na hora certa. As táticas são muito divertidas e uma grande parte do quebra-cabeça quando você anda com um parceiro. Estou gostando muito.”

Beers ficou encantado com outra vitória de etapa e seu progresso Absa Cape Epic em geral. “É uma loucura conseguir vencer de novo”, comemorou. “Dois anos atrás, eu não pensaria que isso fosse possível. Conheço bem a área de outros eventos, então Chris e eu sabíamos quando atacar. As corridas em etapas têm tudo a ver com comunicação e acho que Chris e eu acertamos isso até agora.”

Schurter e Frischknecht cruzaram a linha em quarto lugar e permanecem com as camisas de líder amarelas e a vantagem considerável de três minutos sobre Baum e Egger.

As líderes Amy Wakefield e Candice Lill Foto: Sam Clark

No feminino, Amy Wakefield e Candice Lill (e-FORT. net | SeattleCoffeeCo) venceram a etapa de transição. Os sucessos consecutivos da dupla consolidaram ainda mais sua liderança geral na categoria feminina do CM.com. Sofia Gomez Villafane e Katerina Nash (NinetyOne-Songo-Specialized) agora estão oito minutos atrás na segunda colocação geral.

TOP 3 DA ETAPA
Masculino
1. Toyota-Specialized-NinetyOne – Matthew Beers, Christopher Blevins – 04:07:11.1
2. Orbea X Leatt X Speed Company Racing: Georg Egger, Lukas Baum – 04:07:12.6 (+00:00:01.4)
3. Wilier Pirelli Factory: Fabian Rabensteiner, Wout Alleman – 04:07:13.3 (+00:00:02.1)

Feminino
1. e-FORT. rede | SeattleCoffeeCo.: Amy Wakefield, Candice Lill – 04:59:42.6
2. NinetyOne-songo-Specialized: Sofia Gomez Villafane, Katerina Nash – 05:02:40 (+00:02:57.4)
3. Efficient Infiniti Insure: Kim le Court, Vera Looser – 05:08:24.7 (+00:08:42.1)

CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A ETAPA 3
Masculino
1. SCOTT-SRAM MTB-Racing: Nino Schurter, Andri Frischknecht – 13:32:57.7
2. Orbea X Leatt X Speed Company Racing: Georg Egger, Lukas Baum – 13:36:10.6 (+00:03:12.9)
3. Wilier Pirelli Factory: Fabian Rabensteiner, Wout Alleman – 13:37:55.3 (+00:04:57.3)

Feminino
1. e-FORT. rede | SeattleCoffeeCo.: Amy Wakefield, Candice Lill – 16:45:44.6
2. NinetyOne-songo-Specialized: Sofia Gomez Villafane, Katerina Nash – 16:54:06 (+00:08:21.4)
3. Efficient Infiniti Insure: Kim le Court, Vera Looser – 17:05:07.1 (+00:19:22.5)

Resultados completos aqui

REPRISE DA ETAPA

Próxima etapa
A etapa 4, nesta quinta-feira, tem 47km em Oak Valley Estate. Embora curta, vai testar a força com subidas.

Confira ao vivo

 

LEIA MAIS
Ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine

Site oficial do evento