Pan-Americano de MTB: Brasil é prata no Team Relay

HomeCompetiçõesMountain bike

Pan-Americano de MTB: Brasil é prata no Team Relay

Canadá vence a primeira competição do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, que está sendo disputado em Congonhas (MG)

A seleção do Brasil no Pan em Congonhas Foto: Ana Patrícia / CBC

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Canadá venceu nesta quarta-feira (26 de abril) a prova de revezamento Team Relay, que abriu a disputa do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 em Congonhas (MG). O Brasil foi prata e o México foi bronze. A equipe vencedora encerrou com o tempo de 1h31min21s.

A seleção do Brasil contou com José Gabriel (Elite), Raiza Goulão (Elite), Gustavo Xavier (Sub 23), Giuliana Morgen (Sub 23), Gabriela Ferolla (Junior) e Otavio Queiroz de Souza (Junior).

José Gabriel foi o último a largar e fez uma prova no limite. “Ontem conversamos bastante sobre a estratégia e optamos em fazer algo diferente de todo mundo. A equipe inteira rodou muito bem e nossa estratégia foi muito bem pensada e executada. Fiz última volta inteira a fundo. Quase caí na ponte e perdi um tempo, com o canadense à vista. Nossa seleção está de parabéns. Não foi ouro como queríamos, mas foi uma prata muito disputada”, comentou. O Brasil encerrou com o tempo de 1h31min37s.

Disputa está sendo realizada em Congonhas (MG)

A prova teve um percurso desafiador dentro do Parque da Cachoeira, uma das mais belas áreas de preservação ambiental do estado. A equipe mexicana começou forte, colocando seus melhores competidores logo de cara buscando abrir vantagem. Na terceira volta, uma chuva passageira de verão exigiu muito autocontrole e técnica de pilotagem.

Na quinta volta, o time canadense conseguiu assumir a liderança. Na última volta, a participação de José Gabriel fez grande diferença,  sendo o brasileiro com a volta mais rápida no percurso, colocando o país na segunda posição e fechando a prova a apenas 15 segundos do canadense Maxime St-Onge.

Para Carter Woods, atleta que abriu o revezamento para o time canadense, a solidez da equipe foi responsável pelo resultado positivo. “Viemos com uma estratégia bem definida e todos executaram muito bem seu papel, começando por mim, que tinha como objetivo manter uma boa posição para o time desde o começo e não deixar que os adversários escapassem. Além disso, os atletas mais novos, que integram a categoria junior e foram os últimos a pedalar, deram o gás final que era preciso para ficar no topo do pódio”, afirmou.

Veja resultados completos no site oficial

Reprise da transmissão aqui

As provas contam com transmissão ao vivo no canal do YouTube da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Confira ao vivo aqui

Além do cross country olímpico (XCO), a competição terá disputas de short track (XCC), eliminator (XCE) e Team Relay (XCR), além de um evento amador, para atletas não filiados, batizado de Desafio de Profetas MTB XCO 2023 (que não será válido no evento pan-americano).

PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 26 de abril
15h – Team Relay

Quinta-feira, 27 de abril
10h – XCO Infantojuvenil (12-14 anos) masc e fem
12h – XCO Juvenil (15-16 anos) masc e fem
14h30 – Cross-country Eliminator (XCE) masc e fem

Sexta-feira, 28 de abril
10h – XCO Master fem
14h – Short track (XCC) fem
14h30 – Short track (XCC) masc

Sábado, 29 de abril
9h30 – XCO Junior masc e fem
14h – XCO Master masc

Domingo
9h – XCO Sub-23 Feminino
11h – XCO Sub-23 Masculino
13h – XCO Elite Feminino
15h – XCO Elite Masculino

 

Mais informações no site do evento www.panxcobrasil2023.com