Liege-Bastogne-Liege: Evenepoel é bicampeão; Pogacar cai e tem fratura

HomeCiclismo

Liege-Bastogne-Liege: Evenepoel é bicampeão; Pogacar cai e tem fratura

Tom Pidcock foi o segundo colocado na clássica Monumento, Santiago Buitrago terminou em terceiro

Evenepoel na vitória solo da Liege-Bastogne-Liege 2023

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

Remco Evenepoel (Soudal QuickStep) venceu neste domingo (23 de abril) a clássica Monumento Liege-Bastogne-Liege com um ataque solo. O campeão mundial, que faturou a corrida pelo segundo ano seguido, teria um esperado primeiro duelo com Tadej Pogacar (UAE Emirates) na temporada, mas o esloveno caiu e fraturou o pulso após 80km de prova e abandonou.

Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) venceu o sprint do grupo perseguidor e ficou com a 2ª colocação, a 1min06s. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) foi o 3º.

Pódio da Liege-Bastogne-Liege 2023, com Evenepoel vencedor, Pidcock em 2º e Buitrago em 3º

Pelotão no percurso da clássica

“Estou muito orgulhoso de vencer aqui na Bélgica com a camisa de campeão mundial, queria muito uma foto minha fazendo isso, e aqui está”, comemorou Evenepoel, que optou por uniforme totalmente branco.

“Foi uma corrida difícil, com chuva, as estradas estavam bastante escorregadias. Não foi fácil com os primeiros ataques do Jumbo-Visma, mas mantivemos a calma, conduzimos bem e mantivemos o nosso plano, que era atacar depois de La Redoute”, contou o vencedor. Sobre a queda de Pogacar, Evenepoel disse ter ouvido um “barulho terrível quando aconteceu. Você nunca quer que algo assim aconteça. Todo o meu apoio a ele, e espero que ele tenha uma rápida recuperação.”

MELHORES MOMENTOS

TOP 10
1 EVENEPOEL Remco Soudal – Quick Step 6:15:49
2 PIDCOCK Thomas Ineos Grenadiers 1:06
3 BUITRAGO Santiago Bahrain – Victorious m.t.
4 HEALY Ben EF Education-EasyPost 1:08
5 MADOUAS Valentin Groupama – FDJ 1:24
6 MARTIN Guillaume Cofidis 1:25
7 BENOOT Tiesj Jumbo-Visma 1:37
8 KONRAD Patrick Bora-Hansgrohe 1:48
9 SKJELMOSE Mattias Trek – Segafredo m.t.
10 HIRSCHI Marc UAE Team Emirates m.t.

Demi Vollering vence a clássica pela segunda vez

Na corrida das mulheres a vencedora foi Demi Vollering (Team SD Worx), também pela segunda vez na carreira, completando o triplo Ardennes após suas vitórias na Amstel Gold Race e Flèche Wallonne na semana passada. Ela venceu Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) em uma corrida de duas mulheres, e a companheira de equipe de Vollering, Marlen Reusser, venceu a corrida do grupo de perseguição pelo 3º lugar.

A holandesa se segurou até a subida final do dia, já que Reusser estava em uma fuga solo. O ataque de Longo Borghini aos Roche-aux-Faucons finalmente acabou com Reusser, que fez outro movimento na descida que Longo Borghini seguiu. Vollering então passou para a frente quando Reusser começou a lutar e, nos últimos dez quilômetros até o final, Longo Borghini e Vollering dividiram o trabalho para segurar os perseguidores.

Longo Borghini liderou a dupla na reta final e lançou sua corrida a 150 metros da linha, mas Vollering passou por ela faltando 50 metros para levar a vitória.

MELHORES MOMENTOS

TOP 10
1 VOLLERING Demi Team SD Worx 3:50:47
2 LONGO BORGHINI Elisa Trek – Segafredo m.t.
3 REUSSER Marlen Team SD Worx 0:22
4 MARKUS Riejanne Team Jumbo-Visma m.t.
5 CHABBEY Elise Canyon//SRAM Racing m.t.
6 VAN VLEUTEN Annemiek Movistar Team m.t.
7 REALINI Gaia Trek – Segafredo 0:25
8 LIPPERT Liane Movistar Team 1:24
9 PALADIN Soraya Canyon//SRAM Racing m.t.
10 FISHER-BLACK Niamh Team SD Worx m.t.