Pan-Americano de MTB começa nesta quarta; veja programação

HomeCompetiçõesMountain bike

Pan-Americano de MTB começa nesta quarta; veja programação

Congonhas (MG) recebe as disputas do Team Relay, cross country eliminator, short track e cross country olímpico até domingo

Avancini na disputa do XCO em Lima em 2019 Foto: Guillermo Arias

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 começa nesta quarta-feira (26 de abril) em Congonhas (MG) e segue até domingo (30) com mais de 900 competidores de 19 países. A competição é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, de 20 de outubro a 5 de novembro no Chile, e também soma pontos na corrida classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Confira como assistir ao vivo pelo YouTube

Esta será a terceira vez que o Brasil sedia o Pan-Americano, e a segunda vez em Minas Gerais. A primeira foi no ano de 2006 na cidade de Balneário Camboriú (SC) e a segunda em 2014, em Barbacena (MG).

Além do cross country olímpico (XCO), a competição terá disputas de short track (XCC), eliminator (XCE) e Team Relay (XCR), além de um evento amador, para atletas não filiados, batizado de Desafio de Profetas MTB XCO 2023 (que não será válido no evento pan-americano).

A seleção do Brasil, convocada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), é composta por Henrique Avancini e José Gabriel Marques na Elite masculino e Raiza Goulão, Hercilia Najara e Karen Olímpio na Elite Feminino. Na Sub 23 estão Alex Malacarne e Gustavo Xavier e Giuliana Morgen. Na Junior foram convocados Gabriela Ferolla e Otavio Queiroz de Souza.

Entre os competidores mais esperados, além do campeão brasileiro Henrique Avancini, prata no Pan de Lima em 2019, estão o mexicano Jose Gerardo Ulloa Arevalo, ouro no Pan de Lima, e o argentino Catriel Soto. Entre as mulheres está confirmada a mexicana Daniela Campuzano, ouro no Pan de Lima.


PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 26 de abril
15h – Team Relay

Quinta-feira, 27 de abril
10h – XCO Infantojuvenil (12-14 anos) masc e fem
12h – XCO Juvenil (15-16 anos) masc e fem
14h30 – Cross-country Eliminator (XCE) masc e fem

Sexta-feira, 28 de abril
10h – XCO Master fem
14h – Short track (XCC) fem
14h30 – Short track (XCC) masc

Sábado, 29 de abril
9h30 – XCO Junior masc e fem
14h – XCO Master masc

Domingo
9h – XCO Sub-23 Feminino
11h – XCO Sub-23 Masculino
13h – XCO Elite Feminino
15h – XCO Elite Masculino

Mais informações no site do evento www.panxcobrasil2023.com