Pan-Americano de MTB será de 26 a 30/4 em MG; veja seleção do Brasil

HomeCompetiçõesMountain bike

Pan-Americano de MTB será de 26 a 30/4 em MG; veja seleção do Brasil

Competição é classificatória para os Jogos Pan-Americanos no Chile e para a corrida por uma vaga nos Jogos Paris 2024

Avancini comemora vitória em etapa da Copa Soul em Lavras (MG) no início da temporada

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 será de 26 a 30 de abril em Congonhas, Minas Gerais. A competição é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, de 20 de outubro a 5 de novembro no Chile, e também soma pontos na corrida classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A seleção do Brasil, convocada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), é composta por Henrique Avancini e José Gabriel Marques na Elite masculino e Raiza Goulão, Hercilia Najara e Karen Olímpio na Elite Feminino. Na Sub 23 estão Alex Malacarne e Gustavo Xavier e Giuliana Morgen. Na Junior foram convocados Gabriela Ferolla e Otavio Queiroz de Souza.

Além do cross country olímpico (XCO), a competição terá disputas de short track (XCC), eliminator (XCE) e Team Relay (XCR), além de um evento amador, para atletas não filiados, batizado de Desafio de Profetas MTB XCO 2023 (que não será válido no evento pan-americano). Com isso, mais de 900 atletas são esperados para a disputa.

“A parceria forte com a prefeitura de Congonhas possibilitou trazermos a principal competição do continente para o nosso país e estamos muito motivados. O Parque Ecológico da Cachoeira, que será palco dessa grande disputa, já é reconhecido nacionalmente por ser um local propício para a prática do mountain bike. Além de estar cercado por uma grande área de preservação ambiental, oferece uma estrutura completa para acolhimento dos competidores, acompanhantes e público geral. Estamos trabalhando para que o evento seja um verdadeiro sucesso”, afirma José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.

Inscrições
As inscrições para o Pan-Americano de Mountain Bike XCO 2023 estão abertas até 10 de abril. Os atletas interessados devem acessar o sistema de filiação da CBC (cbc.bigmidia.com) na aba superior, clicar em “Campeonatos/Inscrição” e em “Inscrição” clicar no “Campeonato Pan-americano de MTB XCO/XCC/XCE/XCR 2023”.

A cota de participação por país é livre. As inscrições serão encerradas no dia 10 de abril ou quando o número total de inscritos atingir 450 atletas, com exceção das categorias UCI (Junior/S23/Elite Masculino e Feminino), onde não há limite de participantes.

A entrada será gratuita e o evento contará com a “Vila do Pan”, com praça de alimentação completa, venda de artesanatos e produtos regionais, além de transmissão ao vivo nos telões.

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Mais informações no site do evento www.panxcobrasil2023.com

SELEÇÃO DO BRASIL

Relação dos convocados – Fonte: CBC

Elite feminino
Raiza Goulão Henrique
Hercilia Najara Ferreira de Souza
Karen Fernandes Olimpio

Elite masculino
Henrique da Silva Avancini
José Gabriel Marques de Almeida

Sub 23 feminino
Giuliana Salvini Morgen

Sub 23 masculino
Alex Junior Malacarne
Gustavo Xavier de Oliveira Pereira

Junior feminino
Gabriela Pereira Ferolla

Junior masculino
Otavio Queiroz de Souza

Comissão Técnica
Fernando Fermino – Chefe de Equipe
Carlos Eduardo Polazzo Machado – Treinador