Pan-Americano de MTB: Brasil domina XCE e fatura 5 medalhas

HomeCompetiçõesMountain bike

Pan-Americano de MTB: Brasil domina XCE e fatura 5 medalhas

Mario Couto e Iara Caetano vencem; Marcela Lima e Nicolas Raphael são prata e Aline Simões fica com o bronze; categoria de base do Brasil domina

Pódio do XCE feminino, com trio do Brasil

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/CBC/Daniel Braga

O Brasil conquistou cinco medalhas (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze) na prova de cross country eliminator (XCE) do Campeonato Pan-Americano de mountain bike, evento que está sendo realizado na cidade mineira de Congonhas. Mario Couto e Iara Caetano conquistaram o ouro, Marcela Lima e Nicolas Raphael garantiram a prata e Aline Simões foi bronze na disputa desta quinta-feira (27 de abril).

Na elite masculina do XCE, Renato Rezende alinhou como grande favorito ao ouro e liderou a prova, mas uma queda na última descida de escadaria tirou Renato da disputa. Mario Couto, que vinha na segunda colocação, assumiu a ponta e venceu com o tempo de 1min12s, com Nicolas Raphael na segunda colocação. O colombiano Brandon Fernando assegurou o bronze.

“É até difícil descrever esse momento, estou sem palavras e muito feliz por estar vivendo tudo isso. A prova foi definida nos detalhes, como todos viram. Só tenho a agradecer a Deus e a cada um que faz parte da minha jornada por ter conquistado esse título”, afirmou Mario Couto.

Na escadaria do percurso

Comemoração para o Brasil no XCE

No feminino, o pódio foi todo brasileiro. Iara Caetano surpreendeu e superou as principais favoritas e garantiu a medalha de ouro. A medalha de prata ficou com a mineira Marcela Lima e Aline Simões, campeã em 2022, completou o pódio com a medalha de bronze. A colombiana Melissa Vargas terminou na quarta colocação.

“Me preparei muito para esse momento. Depois de um ano difícil, devido a um acidente muito sério que me deixou lesionada, treinei muito para conseguir retomar a minha performance. Cada grito e reação da torcida me deu mais força para entregar aquele um porcento a mais e conseguir vencer. Foi simplesmente incrível, ainda é dificil descrever a sensação tão boa que estou sentindo”, destacou Iara.

RESULTADOS XCE MASCULINO
Ouro – Mario Couto (BRA)
Prata – Nicolas Raphael (BRA)
Bronze – Brandon Fernando (MEX)

RESULTADOS XCE FEMININO
Ouro – Iara Caetano (BRA)
Prata – Marcella Lima (BRA)
Bronze – Aline Simões (BRA)

Veja resultados completos no site oficial

As provas contam com transmissão ao vivo no canal do YouTube da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Confira ao vivo aqui

Disputa do XCO das categorias de base

No cross country olímpico (XCO) da categoria infantojuvenil (12 a 14 anos), que abriu a programação, só deu Brasil no pódio masculino. Gabriel Freitas Galvão, João Yoshio Faria e Bernardo Rocha Alves foram ouro, prata e bronze respectivamente.

Na prova feminina, mais um ouro para o Brasil com Hani Rodrigues Barbar cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 38min53. A segunda posição ficou com a mexicana Nabyenka Dominguez, que finalizou o trajeto em 40min13, enquanto a argentina Milagros Ballarini terminou com o bronze, com 40min50.

No início da tarde, foi a vez da categoria juvenil (15 e 16 anos). As primeiras a entrarem na pista foram as mulheres e o destaque ficou para a dupla de atletas chilenas que conseguiu abrir uma boa vantagem do pelotão, liderando praticamente as 3 voltas. O título ficou com Florencia Monsalvez, que terminou a prova em 52min24, seguida por Antonia Rodriguez, vice-campeã, com 55min54. A brasileira Nina Carvalho completou o pódio, na terceira posição, fechando a prova em 1h00min03.

Já a prova masculina, um grande duelo entre atletas de 6 nações agitou o público, que no final recebeu com muita festa o brasileiro Leonardo Bernardes, que cruzou a linha de chegada em 1h02min01. A prata ficou com Jonathan Barrios do Chile, com o tempo de 1h04min21, seguido bem de perto pelo colombiano Juan José Arias, que terminou as 4 voltas do trajeto em 1h04min33.

Resultados completos: cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/mtb

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (28)
10h – XCO Master Feminino
14h – Short Track XCC Feminino
15h30 – Short Track XCC Masculino

Sábado (29)
9h30 – XCO Junior – Masculino e Feminino
11h – Desafio dos Profetas MTB XCO (Amadores)
14h – XCO Master Masculino

Domingo (30)
9h – XCO Sub23 Feminino
11h – XCO Sub23 Masculino
13h – XCO Elite Feminino
15h – XCO Elite Masculino

LEIA MAIS
Pan-Americano no Bikemagazine

Mais informações no site do evento www.panxcobrasil2023.com