Copa do Mundo começa em Nove Mesto: Avancini confirmado

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa do Mundo começa em Nove Mesto: Avancini confirmado

República Tcheca recebe as disputas do short track e cross country olímpico e a primeira etapa da inédita Copa do Mundo de Marathon

Avancini e Schurter no XCO em Nove Mesto em 2022 Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Copa do Mundo de MTB 2023 abre a temporada neste final de semana em Nove Mesto, na República Tcheca, que recebe a competição desde 2011. Há novidades no percurso, aliás, novidades não faltam desde que os direitos de transmissão foram para a Warner Bros. Discovery, que trabalhou junto com a organização para reestruturar toda a competição.

Neste temporada, Nove Mesto vai receber a primeira etapa das disputas do cross country olímpico (XCO) e do short track (XCC) e a primeira etapa da inédita da Copa do Mundo de Marathon (XCM).

PROGRAMAÇÃO – Horário de Brasília
(O fuso horário da República Tcheca é de cinco horas à frente do horário de Brasília) 

Quinta-feira (11/05) (Sem transmissão ao vivo)
Short track (XCC) Sub 23 feminino – 12h30
Short track (XCC) Sub 23 masculino – 13h15

Sexta-feira (12/05) (Transmissão ao vivo)
Short track (XCC) Elite feminino – 13h
Short track (XCC) Elite masculino – 13h45

Sábado (13/05)
Copa do Mundo de Marathon (XCM) masculino e feminino (Sem transmissão) – 3h da manhã
Cross country olímpico (XCO) Sub 23 masculino 10h (Transmissão ao vivo)
Cross country olímpico (XCO) Sub 23 feminino 12h (Transmissão ao vivo)

Domingo (14/05) (Transmissão ao vivo)
Copa do Mundo de MTB XCO Elite feminino 6h30
Copa do Mundo de MTB XCO Elite masculino 10h

Programação completa

Avancini já treina em Nove Mesto Foto: Gabriel Moraes

Nove Mesto é uma etapa importante na história do MTB brasileiro, pois foi lá que Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing) venceu pela primeira e única vez a etapa do XCO na Copa do Mundo. Foi em outubro de 2020, quando o brasileiro também venceu a prova do short track (reveja aqui).

“Abriremos a temporada da Copa do Mundo em uma das arenas mais tradicionais e belas do mountain bike mundial. Nove Mesto é um dos meus percursos prediletos. A pista realmente é incrivel. É um lugar que eu sempre tive muito apoio dos tchecos e é sempre muito especial competir aqui. Já tive grandes resultados, inclusive a minha principal Copa do Mundo da carreira foi aqui”, diz Avancini, que espera ter um “desempenho sólido” na República Tcheca.

“A Copa do Mundo chega com uma expectativa ainda maior do que alguns anos anteriores e acredito que isso seja principalmente pela mudança da gestão de organização, assim como a gestão de transmissão do evento. É uma grande mudança para os atletas e para os times em vários aspectos. Essa será ainda a primeira etapa da Copa do Mundo como Caloi / Henrique Avancini Racing. Fizemos um evento teste em fevereiro junto com essa parte do staff europeu e nós estamos ainda mais preparados. Acho que é o primeiro grande teste, não só para mim como atleta, mas para o time como todo”, conta Avancini.

“Buscamos otimizar e chegar ao nível que almejamos com o time que tem muito do DNA brasileiro. Estamos muito atentos aos detalhes de operação, de logistica, de eficiência para as competições, e esse é um grande desafio que nós temos pela frente. Somos a primeira equipe latino-americana a alcançar a licença Elite e estamos empenhados em fazer um bom trabalho dentro e fora das pistas”, completa.

Largada do XCO em Nove Mesto, em 2019

Alguns trechos foram remodelados e há uma subida bastante técnica que não estava ali antes. A organização diz que as mudanças vão ajudar o público presente a acompanhar ainda mais de perto onde acontecem os movimentos mais importantes da corrida. Os pontos de abastecimento e de apoio, onde os competidores têm assistência mecânica, também vão estar dispostos de forma a que os espectadores possam acompanhar tudo o que se passa.

A Warner Bros. Discovery também já confirmou que as competições terão mais horas de transmissão, já que incluirão as provas XCC e XCO da categoria Sub-23 e algumas etapas da marathon (XCM).

ONDE ASSISTIR
As corridas principais estarão disponíveis globalmente na plataforma GCN+, e ainda para assinantes dos canais Eurosport e Discovery+.

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB 2023: como e onde será a transmissão

Site oficial do evento

Programação 2023
25/03 a 26/03 – Enduro – Maydena, Austrália
31/03 a 01/04 – Enduro – Derby, Austrália
11/05 a 14/05 – XCO, XCC, XCM – Nové Mestó – Rep. Checa
02/06 a 04/06 – Enduro – Finale Ligure, Itália
08/06 a 11/06 – XCO, XCC, DHI – Lenzerheide, Suíça
15/06 a 18/06 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Leogang, Áustria
24/06 a 25/06 – Enduro – Val di Fassa, Itália
29/06 a 02/07 – XCO, XCC, DHI – Val di Sole, Itália
24/08 a 27/08 – XCO, XCC, DHI – Pal Arinsal, Andorra
01/09 a 03/09 – DHI, Enduro – Peyragudes, França
07/09 a 17/09 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Les Portes du Soleil, França
27/09 a 01/10 – XCO, XCC, DHI – Snowshoe, EUA
5/10 a 8/10 – XCO, XCC, DHI – Mont-Saint-Anne, Canadá

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine