Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto: favoritos e como assistir

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto: favoritos e como assistir

Primeira etapa da temporada terá Schurter, Flückiger e Pidcock de bike nova; do Brasil estarão Avancini, José Gabriel, Galinski e Cocuzzi

Schurter busca a 34ª vitória em etapas da Copa do Mundo para superar Absalon

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

A Copa do Mundo de MTB começa a temporada 2023 em Nove Mesto na Moravě, na República Tcheca, com grandes nomes do mountain bike confirmados. Na Elite masculino Nino Schurter (Scott Sram), dez vezes campeão mundial e vencedor do título geral do XCO na temporada anterior, continua o nome a ser batido.

Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) garantiu as atenções com a apresentação da nova Pinarello Dogma XC. Em 2022, o britânico venceu o XCO em Nove Mesto (relembre aqui).

Henrique Avancini retorna a Nove Mesto, agora com a Caloi

Do Brasil estarão Henrique Avancini, José Gabriel Marques, Ulan Galinski e Luiz Henrique Cocuzzi. Nove Mesto é uma etapa importante na história do MTB brasileiro, pois foi lá que Avancini, hoje na equipe Caloi Henrique Avancini Racing, venceu pela primeira e única vez a etapa do XCO na Copa do Mundo. Foi em outubro de 2020, quando o brasileiro também venceu a prova do short track.

“Abriremos a temporada da Copa do Mundo em uma das arenas mais tradicionais e belas do mountain bike mundial. Nove Mesto é um dos meus percursos prediletos. A pista realmente é incrível. É um lugar que eu sempre tive muito apoio dos tchecos e é sempre muito especial competir aqui. Já tive grandes resultados, inclusive a minha principal Copa do Mundo da carreira foi aqui”, diz Avancini, que espera ter um “desempenho sólido” na República Tcheca.

“A Copa do Mundo chega com uma expectativa ainda maior do que alguns anos anteriores e acredito que isso seja principalmente pela mudança da gestão de organização, assim como a gestão de transmissão do evento. É uma grande mudança para os atletas e para os times em vários aspectos. Essa será ainda a primeira etapa da Copa do Mundo como Caloi Henrique Avancini Racing. Acho que é o primeiro grande teste, não só para mim como atleta, mas para o time como todo”, completa Avancini.

Para Schurter, a temporada 2023 gira em torno dos recordes. O suíço está atualmente empatado com Julien Absalon com 33 vitórias em Copas do Mundo e busca mais uma vitória para superar o recorde. Schurter tem uma longa rivalidade com o compatriota Mathias Flückiger, que está de volta ao pelotão após ser suspenso por doping e ter recorrido (leia mais aqui) na temporada anterior.

Também estão confirmados Sam Gaze (Alpecin-Deceuninck), o vencedor geral do XCC de 2022, Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) e Titouan Carod (Team BMC). Expectativa também pela estreia do chileno Martin Vidaurre na Elite depois de dominar na categoria Sub 23 na temporada passada.

Pidcock e Pauline Ferrand Prevot com as novas Pinarello

Na Elite feminino estão confirmadas Alessandra Keller (Thömus Maxon), campeã da Copa do Mundo de 2022, Pauline Ferrand-Prévot (Ineos Grenadiers), que encerrou a temporada passada com quatro títulos mundiais e, agora na nova equipe, também estreia sua Pinarello Dogma XC. A campeã de 2021 Loana Lecomte (Canyon CLLCTV), que não teve uma boa temporada no ano passado, também está de volta. Do Brasil estarão Raiza Goulão, Karen Olímpio e Hercília Najara.

Na Sub 23, que terá as provas do XCO transmitidas pelo canal da UCI no YouTube, estarão Gustavo Xavier, Alex Malacarne, Cainã de Oliveira e Giuliana Morgen. O Brasil não terá representantes na primeira etapa da Copa do Mundo de Marathon.

Lista de inscritos aqui

COMO ASSISTIR
Nesta temporada os direitos de transmissão foram para a Warner Bros. Discovery e a gratuidade acabou. As corridas principais estarão disponíveis globalmente na plataforma GCN+, e ainda para assinantes dos canais Eurosport e Discovery+. A UCI vai transmitir as disputas da Sub 23 em seu canal no YouTube.

PROGRAMAÇÃO – Horário de Brasília
(O fuso horário da República Tcheca é de cinco horas à frente do horário de Brasília) 

Quinta-feira (11/05) (Sem transmissão ao vivo)
Short track (XCC) Sub 23 feminino – 12h30
Short track (XCC) Sub 23 masculino – 13h15

Sexta-feira (12/05) (Transmissão ao vivo)
Short track (XCC) Elite feminino – 13h
Short track (XCC) Elite masculino – 13h45

Sábado (13/05)
Copa do Mundo de Marathon (XCM) masculino e feminino (Sem transmissão) – 3h da manhã
Cross country olímpico (XCO) Sub 23 masculino 10h (Transmissão ao vivo – Youtube UCI)
Cross country olímpico (XCO) Sub 23 feminino 12h (Transmissão ao vivo – Youtube UCI)

Domingo (14/05) (Transmissão ao vivo)
Copa do Mundo de MTB XCO Elite feminino 6h30
Copa do Mundo de MTB XCO Elite masculino 10h

Programação completa

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB 2023: como e onde será a transmissão

Site oficial do evento

Programação 2023
25/03 a 26/03 – Enduro – Maydena, Austrália
31/03 a 01/04 – Enduro – Derby, Austrália
11/05 a 14/05 – XCO, XCC, XCM – Nové Mestó – Rep. Checa
02/06 a 04/06 – Enduro – Finale Ligure, Itália
08/06 a 11/06 – XCO, XCC, DHI – Lenzerheide, Suíça
15/06 a 18/06 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Leogang, Áustria
24/06 a 25/06 – Enduro – Val di Fassa, Itália
29/06 a 02/07 – XCO, XCC, DHI – Val di Sole, Itália
24/08 a 27/08 – XCO, XCC, DHI – Pal Arinsal, Andorra
01/09 a 03/09 – DHI, Enduro – Peyragudes, França
07/09 a 17/09 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Les Portes du Soleil, França
27/09 a 01/10 – XCO, XCC, DHI – Snowshoe, EUA
5/10 a 8/10 – XCO, XCC, DHI – Mont-Saint-Anne, Canadá

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine