Argentina ganha centro UCI WCC, o primeiro na América Latina

HomeCiclismo

Argentina ganha centro UCI WCC, o primeiro na América Latina

UCI anuncia a abertura de uma unidade satélite do UCI WCC (World Cycling Center) de Desenvolvimento Continental em San Juan

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A UCI anunciou a abertura de uma unidade satélite do UCI WCC (World Cycling Center) de Desenvolvimento Continental em San Juan, na Argentina, que inaugurou o velódromo coberto Vicente Chancay no dia 14 de junho (veja reportagem) e recebeu o selo de aprovação da UCI na abertura do Campeonato Pan-Americano de Pista.

A iniciativa da UCI é parte da reforma e introdução do conceito de “Satélites” que foi aprovado pela entidade em 2022.

Além de San Juan, a UCI mantém uma rede de satélites no Japão (Shuzenji), Coreia do Sul (Yeongju), África do Sul (Paarl), Índia (Nova Deli), Portugal (Anadia), Trinidad e Tobago (Couva) e Canadá (Bromont).

Por meio de programas regionais e atividades educacionais, as unidades satélites são parceiros essenciais para a missão da UCI WCC de desenvolver atletas e treinar pessoas para carreiras no ciclismo, como mecânicos e treinadores.

Seleção argentina no novo velódromo de San Juan

“Os satélites continentais de desenvolvimento da UCI WCC são o centro da política de desenvolvimento do ciclismo ao redor do mundo. A abertura do novo satélite na Argentina vai nos permitir fortalecer ainda mais nossas ações nesta direção”, disse Jacques Landry, diretor da UCI WCC.

Na inauguração do velódromo, o lado do vice-presidente Enrico Della Casa, completou: “San Juan tem uma cultura enraizada do ciclismo: a cidade e a região são muito conhecidas graças à Volta de San Juan, magnífica prova por etapas no calendário UCI ProSeries. Com este novo velódromo, San Juan recebe agora o Pan-Americano de Pista e vai receber o Mundial em 2025. Este entusiasmo é prova da relevância de uma unidade satélite UCI WCC Continental de Desenvolvimento nesta bela região”.

Entrada do novo velódromo Foto de Miguel Aguero

Gabriel Curuchet, presidente da União Ciclística da República Argentina (UCRA), acrescentou: “Este é o resultado de uma colaboração extraordinária da UCRA, Copaci, UCI e o Governo da província de San Juan. Juntos demos um passo importante no desenvolvimento e na promoção do ciclismo em nossa região. Estamos convictos de que esta infraestrutura será solo fértil para o talento e a coluna principal do sucesso para os atletas sul-americanos”.