Criterium du Dauphine: Georg Zimmermann vence a 6ª etapa

HomeCompetiçõesCiclismo

Criterium du Dauphine: Georg Zimmermann vence a 6ª etapa

Jonas Vingegaard segura a camisa amarela de líder da classificação geral na primeira das três etapas seguidas de montanha

Georg Zimmermann comemora a vitória

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

O alemão Georg Zimmermann (Intermarché – Circus – Wanty) conquistou a vitória da 6ª etapa da corrida Criterium du Dauphine, nesta sexta-feira (9 de junho), ao derrotar Mathieu Burgaudeau (Total Energies) na meta. Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) foi o 3º, a 8 segundos.

Os três fizeram parte da fuga com 14 ciclistas que escapou após uma largada rápida para a primeira de três etapas de montanha seguidas. Zimmermann escapou da subida final, Côte de Notre-Dame-de-Bellecombe, Burgaudeau tentou buscar a 500 metros da meta, mas Zimmermann acelerou para a vitória. Burgaudeau , porém, teve um prêmio de consolação: a liderança da classificação de montanha e a camisa de bolinhas azuis.

A vitória de Zimmermann foi apenas a segunda de sua carreira e sua primeira no WorldTour, e certamente garantirá sua seleção para o Tour de France. “Neste momento não acredito, apenas dei o meu melhor e tentei de tudo para ser o melhor possível, funcionou perfeitamente”, comemorou.

Georg Zimmermann na ponta do grupo escapado

O camisa amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e seus adversários diretos na classificação geral cumpriram a etapa em segurança antes do duro final de semana nas montanhas. Vingegaard fez um ataque no quilômetro final da etapa de 170,2 km para testar seus rivais, mas foi rapidamente neutralizado.

Não houve mudança na classificação geral, com Vingegaard com 1min10s de vantagem sobre o vice Ben O’Connor (AG2R-Citroën) e 1min23s de Julian Alaphilippe (Soudal-QuickStep), em terceiro. “Acho que as próximas etapas serão super difíceis, são longas etapas de montanha, então espero me sentir bem”, comentou Vingegaard. “Estou olhando para todos os dez primeiros, você não pode dar espaço a ninguém. Você tem que olhar para todos.”

MELHORES MOMENTOS

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA
1. Georg Zimmermann (Intermarché – Circus – Wanty) 04h02’50”
2. Mathieu Burgaudeau (Total Energies) a 01”
3. Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) at 08”

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) 21h06’41”
2. Ben O’Connor (AG2R Citroen Team) at 01’10″
3. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) at 01’23”

AS CAMISAS
Camisa amarela – 
líder classificação geral –Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma)
Camisa verde – 
líder classificação por pontos – Christophe Laporte (Jumbo-Visma)
Camisa de bolinhas – 
líder classificação de montanha Mathieu Burgaudeau (Total Energies)
Camisa branca – 
líder classificação melhor jovem –Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates)

Próxima etapa
Neste sábado, a 7ª e penúltima etapa terá mais de 4.000 metros de subida no percurso de 148km entre Porte-de-Savoie e o Col de la Croix de Fer, a 2.067m de altitude. Será a etapa rainha, com passagem pelo Col de la Madeleine (25,1 km a 6,2%) no Km 75,5. Depois de uma longa descida, o pelotão ainda encara o Col du Mollard (18,5 km a 5,8%) no Km 127,9. De lá, são menos de 20 km até o cume do Col de la Croix de Fer, com poucas descidas para recuperação. A subida final é de 13,1 km e média de 6,2%.

O Col de la Croix de Fer já esteve em 21 edições do Tour de France e outras cinco vezes na Criterium du Dauphine, mas esta é a primeira vez que a subida é usada como finalização de etapa. Veja altimetria:

A 7ª etapa terá chegada ao Col de la Croix de Fer, a 2.067m

AS ETAPAS
Etapa 1 – 4 de junho – Chambon-sur-Lac – Chambon-sur-Lac 158km
Etapa 2 – 5 de junho – Brassac-les-Mines – La Chaise-Dieu 167,5km
Etapa 3 – 6 de junho – Monistrol-sur-Loire – Le Coteau 194,5km
Etapa 4 – 7 de junho – Cours – Belmont-de-la-Loire (ITT) 31,1km
Etapa 5 – 8 de junho – Cormoranche-sur-Saône – Salins-les-Bains 191,5km
Etapa 6 – 9 de junho – Nantua – Crest-Voland 170,5km
Etapa 7 – 10 de junho – Porte-de-Savoie – Col de la Croix de Fer – 148km
Etapa 8 – 11 de junho – Le-Pont-de-Claix – La Bastille 152,8km

LEIA MAIS
Criterium du Dauphine no Bikemagazine