Evenepoel vence etapa 7 e homenageia Gino Mäder na Suíça

HomeCompetiçõesCiclismo

Evenepoel vence etapa 7 e homenageia Gino Mäder na Suíça

Campeão mundial dedicou a vitória ao ciclista suíço de 26 anos que morreu após queda na 5ª etapa; corrida termina neste domingo

Remco Evenepoel na chegada da 7ª etapa do Tour da Suíça

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O campeão mundial Remco Evenepoel (Soudal QuickStep) homenageou Gino Mäder, que morreu após uma queda na etapa 5 (leia aqui), na vitória da 7ª etapa do Tour da Suíça, neste sábado (17 de junho). Wout van Aert (Jumbo-Visma) ficou em 2º e Bryan Coquard (Cofidis) foi o 3º na etapa em que o pelotão, de luto, seguiu neutralizado.

“Sexta-feira à noite foi muito difícil para todos nós, não sabíamos o que iríamos fazer e como a corrida continuaria. No final, depois de uma conversa entre nós, decidimos fazer uma etapa neutralizada hoje até faltarem 25 quilômetros e, a partir daí, quem quisesse correr estava livre para fazê-lo sem nenhum intervalo de tempo na classificação geral”, contou Evenepoel.

“Na minha opinião, esta foi a melhor forma de homenagear Gino e quem ele era, de o homenagear e de mostrar o meu respeito pela sua família nesse momento difícil. Essa vitória e esse troféu são para eles. Não muda nada, mas quero que saibam que todos nós do pelotão, do nosso mundinho, estamos pensando neles”, disse o campeão mundial, que segue em quarto lugar na classificação geral antes da etapa final de contrarrelógio com 25,7km em Abtwil neste domingo.

“Tínhamos o plano de Tim Merlier superar a subida e buscar a vitória. Mas a subida foi muito difícil. Wout van Aert e sua equipe foram super duros na subida. Primeiro, eu queria ajudar Tim na subida, mas eles rapidamente me falaram que eu tinha que ir sozinho, que eles viram que eu estava muito bem. Não sou o tipo de cara que simplesmente desiste, mesmo que a situação seja muito, muito difícil para todos. Na minha opinião, essa foi a melhor forma de homenagear Gino”, completou Evenepoel.

Um dia após a tragédia e abalados pela morte do companheiro, a equipe Bahrain-Victorious se retirou da corrida, assim como a equipe suíça Tudor e a Intermarché-Circus-Wanty.

Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo) lidera a classificação geral, a uma etapa do final. Felix Gall (AG2R Citroën) é o vice, a 8 segundos, e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) o 3º, a 18 segundos.

MELHORES MOMENTOS

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA
1 EVENEPOEL Remco Soudal QuickStep 4h01’04”
2 VAN AERT Wout JUmbo Visma m.t.
3 COQUARD Bryan Cofidis m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 SKJELMOSE Mattias Trek Segafredo 16:43:41
2 GALL Felix AG2R Citroën Team 0:08
3 AYUSO Juan UAE Team Emirates 0:18