Prova 9 de Julho confirma retorno e terá inscrição gratuita

HomeCompetiçõesCiclismo nacional

Prova 9 de Julho confirma retorno e terá inscrição gratuita

Cada participante deverá doar um litro de leite e a arrecadação será destinada a instituições beneficentes atendidas pela Prefeitura de São Paulo

Largada da Prova 9 de Julho em 2018, quando foi realizada a última edição

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A 73ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho está confirmada. A corrida, cuja 72ª edição foi realizada em 2018, retorna nesta temporada com largada e chegada na Avenida Dr. Roberto Marinho, próximo à Ponte Estaiada, para um percurso rápido e quase plano pela Marginal Pinheiros (via expressa).

A prova contará pontos para o Ranking Paulista de Estrada 2023 e para o Ranking Brasileiro da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), na classe 3. A organização técnica é da Federação Paulista de Ciclismo.

A meta é reunir um grande número de atletas de diversas categorias. Para isso, as inscrições são gratuitas, mas cada participante deverá doar um litro de leite e a arrecadação será destinada a instituições beneficentes atendidas pela Prefeitura de São Paulo.

As inscrições serão realizadas somente online pelo site https://seuesporte.app/prova-9-de-julho/, no período de 16 de junho até 6 de julho (quinta-feira), às 23h59. O ciclista deverá estar federado e poderá se inscrever em apenas uma das categorias. O link para quem já é filiado mas está com o cadastro inativo é https://cbc.bigmidia.com/atleta/, já para a primeira filiação é https://cbc.bigmidia.com/cadastroExterno/atleta.

Além das feras do ciclismo nacional, a edição deste ano tem uma novidade. Trata-se da categoria Ciclismo para Todos, que reunirá ciclistas de várias idades, não necessariamente federados e com qualquer tipo de bike, que cumprirão uma volta no circuito de cerca de 13 km. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta seja como esporte, lazer e locomoção.

Programação
1ª Bateria
6h30 – Federados 30+ Masc – 2h;
6h32 – Categorias Femininas – 1h50
6h34 – Federados 50+ Masc – 1h20

2ª Bateria
8h30 – Elite/Sub23/Júnior Masc – 2h30
8h32 – Federados 40+ Masc – 1h50

3ª Bateria
10h45 – Ciclismo para Todos – 50min

A organização destaca que a entrega do kit será feita apenas no dia 8 de julho, das 9h às 19h, no Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé, 35. Não haverá entrega de kits no dia do evento, nem após o mesmo.

Reprodução de imagem da largada da 9 de Julho na Avenida Paulista em 1976

A Prova
Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do ciclismo brasileiro.

Em anos recentes, saiu das ruas de São Paulo e foi para o Autódromo de Interlagos. Mas, em 2015, retornou seu percurso pelos principais parques da cidade, como Ibirapuera, Povo e Villa Lobos, além das pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim, e avenidas Juscelino Kubitschek, República do Líbano e Pedro Álvares Cabral, entre outras. Em maio de 2019, a organização cancelou a realização da disputa, que só retorna agora.

O primeiro vencedor foi José Magnani, que acabaria se tornando um dos maiores vencedores ao lado de Ailton Souza, Rolando Montesi, Wanderlei Magalhães e Francisco Chamorro, todos com três títulos. No feminino, a principal campeã é Cláudia Carceroni, com quatro títulos.

Na 72ª edição, disputada em 2018, Chamorro e Luciene Ferreira foram os campeões (relembre aqui).