Festival Brasil Ride: Luiz Honório e Luiza Souza são os campeões

HomeCompetiçõesMountain bike

Festival Brasil Ride: Luiz Honório e Luiza Souza são os campeões

Festival foi realizado em Botucatu no feriado de Corpus Christi com três etapas na Cuesta Paulista com um percurso total de 173km e 4.330 metros de altimetria acumulada

Luiz Miguel Honório triunfou em Botucatu – Foto de Rapha Rodrigues

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A décima primeira edição do Festival Brasil Ride terminou em grande estilo no final de semana (dias 10 e 11 de junho) em Botucatu, na região da Cuesta Paulista. A prova de três dias teve percurso total de aproximadamente 173km e altimetria total de 4.330 metros.

Além da terceira e última etapa da Pro e do e-MTB, o dia contou com mais três largadas para a prova de um dia: Sport, Tour e Kids Bike Race, movimentando a arena do evento durante todo o dia.

Na principal categoria em disputa, as elites feminina e masculina, Luiza Souza (Chaoyang) e Luiz Miguel Honório (Colli Bikes) comemoram o título de campeões, feito inédito na carreira de ambos, e escreveram seus nomes na história do maior evento de esportes outdoor do País.

Na elite masculina, Luiz Miguel Honório, atual campeão do Brasil Ride Espinhaço, venceu com mais de 10 minutos de vantagem (na classificação geral de todas as etapas) o segundo colocado Raphael Mendes (JC Bikes Catalão/Triauto Multimarcas/RT Solution). Leandro Donizete (Team Groove), campeão da Brasil Ride Bonito 2022, ficou na terceira colocação geral. João Paulo Firmino e Felipe Baudonete completaram o pódio.

“Foi uma prova dura, sofri em alguns momentos mas mantive a calma. Sei dos meus pontos fortes e soube a hora de onde podia me destacar. Está sendo muito incrível, em 2016 eu não tinha nem bicicleta para competir e hoje depois de um trabalho sólido e sério estou colhendo os frutos. Na próxima semana vou competir o Panamericano de MTB e quero fazer bonito. Muito feliz em conseguir essa performance novamente numa Brasil Ride”, falou o campeão.

Elite feminina
Entre as mulheres, Luiza Souza confirmou o favoritismo, liderando na categoria desde o primeiro dia. Ao cruzar a linha de chegada da terceira e última etapa, mais uma vitória conquistada, com 13 minutos de vantagem para a segunda colocada geral, Franciele Batista (Cirex/ Vitafor), seguida de Elisangela Conceição (Team Total Sport Fit), que completou o pódio. Karine Costa e Jéssica Stock completaram o pódio no somatório dos três dias.

“Foi sensacional a prova, a organização surpreendeu nos três dias de percurso e tem sempre uma novidade. Fiquei muito feliz em vencer essa prova, pois decidi competir alguns dias antes, mas no final deu tudo certo”, disse Luiza.

Os campeões Luiza Souza e Luiz Honório – Foto de Alemão Silva

Sport
Largando uma hora após a Pro, às 10h da manhã do sábado, os ciclistas da Sport também fizeram sua festa nas trilhas de Botucatu e região. A disputa contou com 42km e altimetria 1.012 metros.

Entre os homens, o mais rápido do dia foi Cristiano Silva, da máster A2, com o tempo de 1h37min36, seguido de José Almeida, da master B2, com 1h39min51. O terceiro a cruzar a linha de chegada entre os homens foi Flávio Fernandes, em 1h39min59, da categoria máster A2.

Na categoria feminina, as ciclistas mais rápidas foram Larissa Mariano, em 1h58min26, seguida por Camila Marchi (ambas master A), 2h00min02 e Regiane Ziviani da elite, com 2h00min29.

e-MTB
Na categoria das bicicletas de pedal assistido, Fabiana Bertoni (Special Bike Bauru/R9 Engenharia) e Claudio Braz faturaram o título.

“Foi uma competição dura e bem legal. A nova regra do limite de velocidade ajudou muito e deixou a prova bem mais dinâmica. O percurso diferenciado para as bikes elétricas parecia fácil na teoria, mas na prática foi coração na boca o tempo todo, não foi nada fácil”, comentou Weimar Pittengill, âncora do Brasil Ride Stage News e quarto colocado na prova.

TOP 5 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL:

Elite Masculino
1) Luiz Honório – 6h56min43
2) Raphael Mendes – 7h06min46
3) Leandro Donizete – 7h08min02
4) João Paulo Firmino – 7h15min08
5) Felipe Baudonete – 7h35min33

Elite Feminino
1) Luiza Souza – 9h34min30
2) Franciele Batista – 9h47min35
3) Elisangela Conceição – 10h01min40
4) Karine Costa – 10h02min51
5) Jessica Stock – 11h12min44

TODOS OS CAMPEÕES DO FESTIVAL BRASIL RIDE:

2023 – Luiza Souza / Luiz Honório
2022 – Lais Saes / Sherman Trezza Paiva
2021 – Eliana Pinheiro / Gustavo Xavier
2020 – Letícia Cândido / Leandro Donizete
2019 – Sofia Subtil / Bruno Lemes
2018 – Isabella Ribeiro / Hugo Prado Neto
2017 – Lais Saes / Halysson Ferreira
2016 – Fernanda Prieto / Lukas Kaufmann
2015 – Viviane Favery / Hugo Prado Neto
2014 – Daniela Genovesi / Ricardo Pscheidt
2013 – Daniela Genovesi / Hugo Prado Neto