Copa do Mundo: Schwarzbauer vence XCC em Val di Sole

HomeCompetiçõesCopa do Mundo de MTB

Copa do Mundo: Schwarzbauer vence XCC em Val di Sole

Henrique Avancini, o único brasileiro na disputa, que reuniu os 40 mais bem colocados do ranking UCI, terminou em 29º

Schwarzbauer na vitória em Val di Sole

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV) venceu nesta sexta-feira (30 de junho) a prova de short track da etapa da Copa do Mundo de MTB em Val di Sole, na Italia, com o tempo de 19min35s. Schwarzbauer esteve durante toda a disputa nas primeiras posições e, na volta final, fez um forte ataque.

O sul-africano Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) foi vice, a 2 segundos, e o francês Joshua Dubau (Rockrider Ford Racing Team) terminou em 3º, a 3 segundos. Henrique Avancini foi o único brasileiro na prova e encerrou em 29º, a 28 segundos.

A disputa contou com os 40 mais bem colocados no ranking UCI. Foram oito voltas no circuito de 1.100m.

Pódio do XCC

Schwarzbauer, Jordan Sarrou (Team BMC) e Pierre De Froindmont (Orbea Factory Team) largaram na frente. O alemão fechou a primeira volta em primeiro, com o campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram) logo atrás, em forte ritmo, que depois o ultrapassou. Na 5ª volta, Schwarzbauer voltou a assumir a liderança, com Schurter, Dubau, Mathias Flückiger (Thomus Maxon) e Sam Gaze (Alpecin Deceuninck) entre os perseguidores.

Na penúltima volta tudo estava por decidir. Schurter ficou na liderança até cruzar a linha, mas logo Schwarzbauer começou a forçar o ritmo e só Dubau conseguiu acompanhá-lo. O alemão buscou suas últimas forças e deixou todos para trás sem opções. Schurter terminou em 10º.

Na disputa das mulheres, a vencedora foi a austríaca Laura Stigger (Specialized), que derrotou no sprint final a holandesa Puck Pieterse (Alpecin Deceunninck). A campeã mundial, a francesa Pauline Ferrand Prevot (Ineos Grenadiers) ficou em 3º, a 5 segundos. No feminino a disputa contou com 38 competidores, nenhuma brasileira. Foram sete voltas no circuito de 1,1km.

Na Sub 23, os vencedores foram a suíça Ronja Blochingler e o canadense Carter Woods. Do Brasil,  Alex Malacarne foi o 16º e Gustavo Xavier o 21º.

TOP 10 MASCULINO
1 – Luca Schwarzbauer 19’45”
2 – Alan Hatherly +2″
3 – Joshua Dubau +3″
4 – Pierre De Froidmont +3″
5 – Jens Schuermanns +4″
6 – Christopher Blevins +5″
7 – Jordan Sarrou +6″
8 – Mathias Flückiger +6″
9 – Sam Gaze +7″
10 – Nino Schurter +7″

Resultados completos aqui

MELHORES MOMENTOS

Neste sábado (1º de julho) a programação é dedicada ao downhill e, no domingo, as provas de XCO (cross country olímpico) encerram as competições. Vale lembrar que a partir desta temporada os direitos de transmissão foram para a Warner Bros. Discovery e a gratuidade acabou. As corridas principais estarão disponíveis globalmente na plataforma GCN+, e ainda para assinantes dos canais Eurosport e Discovery +. A UCI transmite as disputas da Sub 23 em seu canal no YouTube.

Sábado (1º de julho)
8h – Final DHI Feminino
9h – Final DHI Masculino

Domingo (2 de julho)
3h30 – XCO Feminino Sub 23
5h30 – XCO Masculino sub23
8h – XCO Feminino Elite
10h30 – XCO Masculino Elite

Leia mais no site do evento