Tour da Suíça: Gino Mäder morre aos 26 anos após queda na 5ª etapa

HomeCiclismo

Tour da Suíça: Gino Mäder morre aos 26 anos após queda na 5ª etapa

Ciclista suíço sofreu um grave acidente na descida da etapa rainha, foi levado ao hospital, mas não resistiu, informa a equipe Bahrain Victorious

Gino Mäder na etapa rainha do Tour da Suíça

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O ciclista suíço Gino Mäder morreu aos 26 anos após um acidente na descida do Albula Pass, na 5ª etapa do Tour da Suíça, nesta quinta-feira (15 de junho). Mäder foi levado ao hospital com ferimentos graves e não resistiu, informou comunicado da equipe Bahrain Victorious.

Os médicos lutaram para salvar sua vida durante a noite, mas sua morte foi confirmada pela equipe pouco depois do meio-dia desta sexta-feira na Suíça. A organização da corrida informou logo depois que a etapa 6 seria neutralizada.

Pelotão do Tour da Suíça recebe a triste notícia da morte de Mäder na manhã desta sexta-feira

“É com profunda tristeza e pesar que temos que anunciar a morte de Gino Mäder. Na sexta-feira, 16 de junho, após uma queda muito grave durante a etapa 5 do Tour da Suíça, Gino perdeu a batalha para se recuperar dos ferimentos graves que sofreu. Toda a nossa equipe está devastada por este trágico acidente, e nossos pensamentos e orações estão com a família e entes queridos de Gino durante este período incrivelmente difícil”, diz o comunicado.

Segundo a organização da corrida, o acidente ocorreu no Km 197 na descida do Albula Pass. O acidente envolveu ainda Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers), que também foi levado ao hospital.

A equipe acrescentou que, após a queda em alta velocidade, Mäder foi ressuscitado no local pela equipe médica, que também realizou RCP. “Apesar dos melhores esforços da equipe fenomenal do hospital Chur, Gino não conseguiu passar por este, seu último e maior desafio, e às 11h30 nos despedimos de uma das estrelas brilhantes de nossa equipe”, continua o comunicado da equipe. “Gino foi um atleta extraordinário, um exemplo de determinação, um membro valorizado da nossa equipe e de toda a comunidade do ciclismo. Seu talento, dedicação e paixão pelo esporte nos inspiraram a todos.”

“Estamos arrasados com a perda”, disse o diretor da equipe, Milan Erzen. “Seu talento, dedicação e entusiasmo foram uma inspiração para todos nós. Ele não era apenas um ciclista extremamente talentoso, mas uma ótima pessoa fora da bicicleta.”

A carreira profissional de Mäder começou em 2019 na equipe Dimension Data. Em 2021, assinou com a Bahrain Victorious. O suíço conquistou vitórias em etapas no Giro d’Italia, Tour da Suíça e Tour da Romandia, além da classificação de melhor jovem e um quinto lugar geral na Volta da Espanha de 2021.

* A equipe do Bikemagazine se solidariza com a família e os amigos do ciclista. Nossos sentimentos.