San Juan, na Argentina, inaugura velódromo do Mundial de Pista 2025

HomeEspecial

San Juan, na Argentina, inaugura velódromo do Mundial de Pista 2025

Equipamento em San Juan é um dos mais modernos do continente americano; novo velódromo será sede do Campeonato Mundial de Pista em 2025

Seleção argentina no novo velódromo Vicente Alejo Chancay, em San Juan

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Miguel Aguero

A cidade de San Juan, na Argentina, inaugurou nesta quarta-feira (14 de junho) o velódromo Vicente Alejo Chancay. O local recebe até o próximo domingo o campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista e o local está confirmado pela UCI como sede do Campeonato Mundial de Pista de 2025.

O evento conta com a participação da seleção brasileira, que tem os atletas Alice Melo, Armando Camargo, Carolina Barbosa, Flávio Cipriano, João Vitor, Maria Tereza Muller, Samuel Stachera e Wellyda Rodrigues.

O Vicente Alejo Chancay é um dos velódromos mais modernos do continente – Foto de divulgação

O novo equipamento localizado em uma área de 15.300 metros quadrados ao lado do Estádio del Bicentenário começou a ser construído em 2019. O velódromo tem capacidade para 5.862 espectadores e é um dos mais modernos do continente.

O equipamento tem capacidade para quase 6 mil espectadores – Foto de Miguel Aguero

Será a primeira vez que a Argentina recebe o Mundial e a quarta vez que o evento se realiza na América do Sul. O Uruguai hospedou o Mundial em 1968, em conjunto com a Itália. A Venezuela sediou o Mundial de pista em 1977 e a Colômbia duas vezes, em 1995 e em 2014.

A obra começou em 2019 – Foto de divulgação

Construído dentro dos padrões internacionais, o projeto é totalmente aprovado pela UCI. A construção teve a assessoria do canadense Peter Junek, que carrega a experiência de mais de 30 velódromos construídos em 14 países.

A pista de 250 metros do novo velódromo de San Juan é feita com madeiras vindas da Finlândia e do Canadá e tem uma inclinação que varia de 13,2 a 42,5 graus.

A pista de 250m é feita com madeiras da Finlândia e do Canadá – Foto de Miguel Aguero

O velódromo é multidisciplinar e além de ciclismo deverá receber também eventos de hockey e patinação. Antes de sua inauguração o equipamento recebeu a visita de importantes ciclistas como o colombiano Fernando Gaviria e o italiano Elia Viviani.