UCI confirma mundial de snow bike em 2024 na França

HomeAgenda

UCI confirma mundial de snow bike em 2024 na França

Modalidade disputada com bikes de downhill e equipadas com pneus especiais para neve terá seu primeiro campeonato mundial com provas de Super-G e Dual Slalom

Primeiro Campeonato Mundial de Snow Bike será em Châtel, na França, em fevereiro de 2024

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A UCI anunciou para 2024 a primeira edição do Campeonato Mundial de Snow Bike. A competição que vai definir os donos da camisa arco-íris da modalidade de inverno será nos dias 10 e 11 de fevereiro do ano que vem nas montanhas de Châtel, Haute-Savoie, na França.

O snow bike começou a ser praticado em 2014 na Suíça e outros países alpinos (veja notícia). A nova modalidade de ciclismo de montanha vinha sendo acompanhada pela UCI, que finalmente deu a luz verde.

A modalidade snow bike é disputada com bikes de downhill equipadas com pneus especiais para neve. O campeonato mundial terá provas em dois formados, ambas inspiradas no esqui alpino: o Super-G e o Dual Slalom.

As corridas no formato Super-G são uma crono individual na descida. Cada atleta desce uma única vez, normalmente um desnível vertical entre 350 e 650 metros.

O dual slalom por sua vez é comparável ao slalom no snowboard e no esqui alpino. A prova é feita por duas baterias de eliminação dois a dois em dois percursos paralelos. Na segunda bateria, cada atleta muda para o outro percurso. O piloto com o tempo combinado mais rápido avança na classificação. A disputa é em pistas curtas e rápidas, com aproximadamente 30 segundos de duração por descida.

“A realização do primeiro campeonato UCI de snow bike em Châtel significa um momento chave na estruturação da disciplina em nível mundial. Em um momento em que os resorts de esqui estão diversificando suas atividades, o snow bike é uma grande oportunidade. Este novo esporte de inverno é uma nova adição às variações do MTB, que tem crescido muito no setor de turismo por vários anos e tem crescido a prática da Primavera até o Outono”, disse David Lappartient, presidente da UCI.

No vídeo abaixo, postado no canal oficial da UCI em 2019, dá para se ter uma boa ideia de como são as disputas oficiais da modalidade.

Giro d-italia