Brasileiro de MTB: Avancini e Karen Olímpio são os campeões no XCO

HomeCompetiçõesMountain bike

Brasileiro de MTB: Avancini e Karen Olímpio são os campeões no XCO

Henrique Avancini conquista seu 14º título na Elite, com Ulan Galinski em segundo e Nicolas Rafael Amancio, o Ben 10, em terceiro

Avancini na disputa em São José dos Campos Foto: Felipe Almeida

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Henrique Avancini defendeu neste domingo (23 de julho) o título de campeão brasileiro de Cross Country Olímpico (XCO). Na Elite feminino, a nova campeã é Karen Olímpio. As disputas foram realizadas no Mobai Bike Land, em São José dos Campos.

Para Avancini, esta é sua 23ª conquista em títulos do Campeonato Brasileiro – só na categoria Elite ele venceu 14 vezes, se somadas a conquista de sexta-feira no Short Track (XCC) e a atual no XCO.

Avancini completou a prova de cinco voltas com o tempo de 1h23min14s. Ulan Galinski, também da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, foi o segundo, com o tempo de 1h23min33s. Nicolas Rafael Amancio, o “Ben 10”, da equipe Audax Racing, terminou em terceiro, com 1h23min43s.

Pódio do cross country olímpico

“Mais uma vez é uma honra ser campeão brasileiro e vestir esta camisa por mais um ano. Agradeço a todos pela torcida. Foi uma prova muito física e espero que todos tenham curtido. Essa vitória tem um valor muito especial pra mim. Estou muito feliz e grato pelo excelente trabalho e comprometimento da equipe. Foi um dia abençoado”, disse Avancini.

“Foi uma festa digna de um Campeonato Brasileiro. Um grande dia para a nossa equipe, segundo ano que faço dobradinha com o Henrique”, completou Galinski.

Na categoria Sub 23, Gustavo Xavier (Specialized Brasil) foi o vencedor, com 1h13min13s, com Alex Malacarne |(Trinity) em segundo, com 1h14min26s. Cainã Oliveira, da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, foi terceiro, com 1h15min54s.

Pódio do XCO feminino

Karen Olímpio comemora a conquista

No feminino, Karen Olímpio, da Audax, fechou as cinco voltas no circuito com o tempo de 1h28min18s. A então campeã Raiza Goulão, da Squadra Oggi, terminou em segundo, a 11s. Isabella Lacerda, da Scott Brasil, terminou em 3º, a 26s.

As competidoras da prova em 5 voltas passaram a primeira metade se estudando. Nas duas voltas finais, o ritmo aumentou e, na volta final, Karen Olímpio atacou e não foi mais alcançada.

“Muito feliz em ter conseguido entregar positivamente o maior objetivo da temporada, terminando com essa linda vitória. Trabalhei a temporada inteira para esse momento, passei por erros e tropeços, mas sempre acreditando no proposito final. Agradeço a Deus por tudo que esta acontecendo, meu treinador e a minha equipe, essa vitória é de todos nós”, afirmou Karen.

Na Sub 23 feminina, Giugiu Morgen, da Sense Factory Racing, foi a vencedora. Sabrina Silva, da Caloi Henrique Avancini Racing, ficou em segundo lugar e Ana Laura Moraes (Houston Bikes) completou o pódio em 3º.

Resultados completos no site da CBC