Tour 2023: Mohoric vence Asgreen e conquista a 19ª etapa

HomeCompetiçõesDestaque

Tour 2023: Mohoric vence Asgreen e conquista a 19ª etapa

Esloveno se emocionou após confirmação da vitória por análise do Photo Finish; próxima etapa será a despedida das montanhas

Photo finish comprova vitória de Mohoric

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

Matej Mohoric (Bahrain Victorious) se emocionou com a confirmação de sua vitória na 19ª etapa do Tour de France 2023, nesta sexta-feira (21 de julho), após análise do Photo Finish. Mohoric disputou o sprint com Kasper Asgreen (Soudal-Quickstep), que venceu a etapa anterior e desta vez teve que se contentar com o segundo lugar. Os dois ultrapassaram Ben O’Connor (AG2R-Citroën), que terminou em terceiro lugar.

O camisa verde Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu o sprint pelo quarto lugar de um grupo perseguidor onde estava o companheiro de equipe Mathieu van der Poel, Mads Pedersen (Lidl-Trek) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), entre outros.

Asgreen e Mohoric na chegada

“Esta vitória significa muito porque é difícil e cruel ser um ciclista profissional. Você sofre muito na preparação e então você chega e vê que todo mundo é tão forte que é difícil seguir as rodas. Outro dia, no Col de la Loze, eu estava vazio. Hoje eu tive que seguir Kasper (Asgreen). Acompanhei seu ataque decisivo e ele é incrivelmente bom, isso porque ele fez um ataque ontem e venceu a etapa. Hoje, ter vontade e determinação para fazer tudo de novo? ”, contou o vencedor.

“Por Gino (Mäder), por tudo. Eu precisava pegar a roda dele e vencer. Quando ele atacou, eu o persegui e tentei segui-lo até o topo da subida. Contribuí para que pudéssemos abrir vantagem. Quando Ben (O’Connor) atacou, eu sabia que ele faria isso porque era a única chance que ele tinha. Eu sabia que Kasper reagiria, então eu o venci na linha. É emocionante para mim e para a equipe por causa dos tempos difíceis que passamos”, completou Mohoric.

Mohoric terminou sua entrevista em tom filosófico. “Cada um aqui mereceria vencer – vi os rostos no Col de la Loze – você sabe o que todo mundo está passando. Eu sei o quanto uma etapa do Tour pode mudar sua vida, gostaria que todos pudessem ganhar, mas simplesmente não é possível, e isso é cruel.”

Merckx foi o convidado ilustre da etapa

Na largada, Eddy Merckx foi a estrela convidada e posou com o camisa de bolinhas Giulio Ciccone (Lidl-Trek) e o camisa amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma). A etapa foi uma das mais mais rápidas da história do Tour, com velocidade média de 49,1km/h.

Pelo belo cenário da etapa 19

O pelotão principal seguiu longe de problemas, a mais de 10 minutos. O camisa amarela terminou em segurança e manteve sua vantagem de 7min35s sobre Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). “Foi uma etapa com um começo muito difícil. Tínhamos que garantir que nenhum ciclista da classificação geral escapasse. Depois que a fuga acabou, apenas tentei economizar um pouco de energia”, comentou Vingegaard, que foi questionado sobre seu estilo “família” durante o Tour, já que está sempre com a esposa e a filha. “Eu me descrevo como uma pessoa de família e também um pouco tímido. Mas, como atleta, sou um ciclista que gosta de vencer – como todo mundo no ciclismo. Sou uma espécie de guerreiro na bike.”

Pogacar está com o objetivo na próxima etapa, de montanha, a despedida do Tour antes da festa em Paris, no domingo, mas antes comentou a vitória de seu compatriota esloveno. “Matej (Mohoric) estava chorando quando eu o abracei. Também estou muito emocionado por ele. É incrível que ele tenha vencido hoje dessa maneira. Ele realmente merece esta vitória. É um Tour difícil para todos. Todo mundo dá o seu melhor, e às vezes você ganha e às vezes você perde”, comentou.

Para o líder da camisa branca, a 20ª etapa será desafiadora. “Será um dia difícil de montanha. Espero que minhas pernas, corpo e mente tenham se recuperado. Foram alguns dias difíceis, vamos ver como me sinto. Hoje eu fui melhor do que ontem. Temos uma equipe forte e vamos usá-la para lutar pela vitória na etapa”, completou Pogacar.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

AS CAMISAS
Camisa amarela – líder da classificação geral – Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma)
Camisa verde – líder da classificação por pontos – Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck)
Camisa de bolinhas – líder da classificação de montanha –Giulio Ciccone (Lidl-Trek)
Camisa branca – líder da classificação de melhor jovem – Tadej Pogacar (UAE Emirates)

Resultados completos no site oficial

MELHORES MOMENTOS

Próxima etapa
Na penúltima etapa, neste sábado, 22 de julho, nas montanhas dos Vosges até a estância de esqui de Le Markstein, o pelotão terá 3.600 metros de escalada em uma distância de 133,5km, passando pelo Col de la Grosse Pierre e as ascensões do Petit Ballon e da Platzerwasel antes da chegada final a Le Markstein. Veja altimetria:

Na 20ª e penúltima etapa, 3.600 metros de escalada no trajeto

AS ETAPAS
01/07 – Etapa 1: Bilbao – Bilbao – 182 km
02/07 – Etapa 2: Vitoria – San Sebastián – 209 km
03/07 – Etapa 3: Amorebieta – Bayonne – 185 km
04/07 – Etapa 4: Dax – Nogaro – 182 km
05/07 – Etapa 5: Pau – Laruns – 165 km
06/07 – Etapa 6: Tarbes – Cauterets – 145 km
07/07 – Etapa 7: Mont de Marsan – Bordeaux – 170 km
08/07 – Etapa 8: Libourne – Limoges – 201 km
09/10 – Etapa 9: Saint Léonard de Noblat – Puy de Dome – 184 km
10/07 – Descanso
11/07 – Etapa 10: Vulcania – Issoire – 167 km
12/07 – Etapa 11: Clermont Ferrand – Moulins – 180 km
13/07 – Etapa 12: Roanne – Belleville en Beaujolais – 169 km
14/07 – Etapa 13: Chatillon su Chalaronne – Grand Colombier – 138 km
15/07 – Etapa 14: Annemase – Morzine – 152 km
16/07 – Etapa 15: Les Gets – Saint Gervais Mont Blanc – 180 km
17/07 – Descanso
18/07 – Etapa 16: Passy – Combloux – 22 km (CRI)
19/07 – Etapa 17: Saint Gervais Mont Blanc – Courchevel – 166 km
20/07 – Etapa 18: Moutiers – Bourg en Bresse – 186 km
21/07 – Etapa 19: Moirans en Montagne – Poligny – 173 km
22/07 – Etapa 20: Belfort – Le Markstein Fellering – 133 km
23/07 – Etapa 21: Saint Quentin en Yvelines – Paris – 115 km

LEIA MAIS
Tour de France no Bikemagazine

Site oficial do evento