Ciclistas de Campinas (SP) são destaque na CIMTB em Nova Lima (MG)

HomeCompetiçõesMountain bike

Ciclistas de Campinas (SP) são destaque na CIMTB em Nova Lima (MG)

Próximo compromisso da dupla será na etapa única que vai definir o campeão brasileiro de cross country da temporada 2023

Joseilton Gomes (esquerda) e Arley de Jesus – Foto de Marcos Adami

Do Bikemagazine
Fotos de Marcos Adami

Pedalar é bom, melhor ainda é subir no pódio. É o que fazem os ciclistas de Campinas (SP) Arley de Jesus e Joseilton “Paraíba” Gomes. Amigos das antigas, a dupla tem conquistado resultados relevantes em competições importantes de mountain bike do calendário nacional.

A dupla tem o patrocínio do Colégio Vivendo & Aprendendo e do restaurante Fogão Mineiro e apoio da Cambuí Bikes.

No dia 24 de junho, Arley e Joseilton foram a Nova Lima (MG) para disputa da segunda etapa da CIMTB (Copa Internacional de Mountain Bike) e mais uma vez trouxeram troféus para Campinas. O primeiro foi campeão na categoria Sub 65 anos e garantiu a camisa rosa de líder do campeonato. Joseilton por sua vez foi o terceiro na categoria Sub-50 depois de uma dura batalha contra grandes nomes da modalidade, como Hugo Prado Neto e Edivando Cruz.

Dinossauro
Aos 62 anos, Arley de Jesus é um dos pioneiros do mountain bike no Brasil e um dos mais antigos mountain bikers em atividade no Brasil e tem um palmarés respeitável.

“Sou um dinossauro. Eu era do atletismo até descobrir o mountain bike a convite da Renata Falzoni”, lembra o professor de educação física aposentado, mas que nunca parou de treinar e de competir.

Desde 1988, quando começou na modalidade, Arley foi três vezes campeão do Iron Biker, campeão brasileiro Master em 1990, pentacampeão paulista de cross country e campeão paulista de downhill.

Bronze no Mundial Máster
Responsável pela bike shop Cambuí Bikes, Joseilton “Paraíba” tem 48 anos e também coleciona resultados importantes em sua carreira. Paraíba, como é carinhosamente conhecido, é medalhista de bronze no Campeonato Mundial Master de Mountain Bike de 2012, campeão do MTB 12 Horas (2006), campeão do MTB 24 Horas (2009), campeão e, mais recentemente, vice-campeão da mais recente edição do MTB 12 Horas. Paraíba tem pelo menos uns seis títulos de Campeão Paulista de Mountain Bike.

“Confesso que perdi a conta das vezes que fui campeão paulista em minha categoria”, diz, com a humildade de quem não se preocupa com estatísticas.

Joseilton já venceu quatro etapas da Copa Internacional e foi campeão geral de sua categoria em 2014, quando competiu com uma bike aro 26. “Eu queria ser campeão com uma bike aro 26 e provar que o equipamento é importante mas não é tudo”, afirmou.

O próximo compromisso da dupla será na etapa única que vai definir o campeão brasileiro de cross country da temporada 2023. A prova está marcada para o dia 25 de julho, em São José dos Campos (veja matéria).

Depois do brasileiro será a vez de Joseilton e Arley se prepararem para a disputa da terceira etapa da CIMTB em Taubaté (SP), no final do mês de agosto.