Mundial 2023: confira o percurso do MTB na Escócia

HomeCompetiçõesMundial de MTB

Mundial 2023: confira o percurso do MTB na Escócia

Provas de mountain bike do Campeonato Mundial serão disputadas na Glentress Forest; veja imagens e vídeo com comentários do percurso

No trajeto da prova do XCO

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Os percursos das provas do MTB cross country olímpico (XCO) e do MTB marathon (XCM) para as disputas das camisas arco-íris de 2023 na Glentress Forest, no Tweed Valley, na Escócia, estão prontos e sendo testados pela organização, que divulgou ainda um vídeo do trajeto do XCO com reconhecimento e comentários do escocês Scotty Laughland, da equipe Scott.

Vale destacar que, nesta temporada, de forma inédita, a UCI (União Ciclística Internacional) fará do Campeonato Mundial um megaevento, com disputas em 13 diferentes modalidades, de 3 a 13 de agosto, em diversas localidades da Escócia, incluindo Glasgow, Edimburgo e a famosa pista de Fort William para as disputas de downhill.

O circuito do MTB no Tweed Valley, um lugar muito procurado e conhecido pelos praticante do mountain bike, ficou sob a responsabilidade do britânico Paul Davis, que tem no currículo provas olímpicas e foi gerente de competição de mountain bike nos Jogos Rio-2016. As imagens aqui divulgadas são de sua equipe.

Área onde será disputada a prova de XCM

Trajeto da maratona terá 3.200m de desnível

A prova de marathon abre a programação do MTB dia 6 de agosto com uma disputa com trajeto de 96,5 km e 3.200 metros de desnível. Os atuais campeões são Sam Gaze (Nova Zelândia) e Pauline Ferrand-Prevot (França).

Trecho do circuito do cross country

As disputas do XCO começam no dia 8 de agosto e sua programação incluirá short track, e-MTB e Team Relay , além das próprias provas de XCO. Ao longo dos dias 8, 9 e 10 de agosto, serão realizadas as eliminatórias e finais de Short Track, a competição de e-bike e a prova de revezamento. No dia 10 de agosto há a disputa das categorias Junior de XCO, no dia 11 a Sub 23 e no dia 12 a Elite.

Na seleção do Brasil, na Elite estão convocados pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) Henrique Avancini, José Gabriel Marques, Raiza Goulão, Karen Olímpio e Hercília Narjara. Na Sub 23 os convocados são Gustavo Xavier, Alex Malacarne e Giuliana Morgen. Completam a equipe os atletas da Junior Carolina Ferreira e Vinicius Howe.

MUNDIAL 2023
PROGRAMAÇÃO MTB

Marathon (XCM)
6 de agosto

Short track (XCC)
8 de agosto – Prova qualificatória
10 de agosto – Final

E-MTB Cross-Country
9 de agosto

Team Relay
9 de agosto

Cross country olímpico (XCO)
10 de agosto – Junior
11 de agosto – Sub 23
12 de agosto – Elite

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2023 no Bikemagazine

Site oficial do evento