Glasgow 2023: Evenepoel e Pogacar confirmados; veja start list

HomeCompetiçõesDestaque

Glasgow 2023: Evenepoel e Pogacar confirmados; veja start list

Disputa do ciclismo de estrada será neste domingo e vai contar com o brasileiro Nicolas Sessler no pelotão; confira os ciclistas confirmados

Remco Evenepoel na chegada da 7ª etapa do Tour da Suíça, em junho

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Grandes nomes do pelotão do ciclismo de estrada se enfrentam neste domingo, 6 de agosto, na disputa pela camisa arco-íris do Campeonato Mundial 2023, na Escócia. O atual campeão, o belga Remco Evenepoel, chega embalado por sua terceira vitória na Clássica de San Sebastian, no final de semana passado (leia mais aqui).

O esloveno Tadej Pogacar, que acaba de encerrar o Tour de France vice na geral e pela terceira vez com vitória na classificação de melhor jovem, também está confirmado.

O Brasil vai contar com Nicolas Sessler, da equipe Global 6 Cycling, na Elite. A seleção conta ainda com a campeã brasileira Tota Magalhães na Elite feminina e Vinicius Rangel na Sub 23.

A prova de estrada dos homens tem 271 quilômetros de percurso e 3.570 metros de altimetria acumulada. Vale lembrar que, nesta edição, por causa do calendário, a prova dos homens será no primeiro domingo a das mulheres (com Sub 23) no domingo final (13 de agosto). Veja a programação completa aqui

O percurso do Mundial 2023 pode ajudar o holandês Mathieu van der Poel, com subidas curtas, bem ao estilo do Tour de Flanders, Strade Bianche e Amstel Gold Race, que Van der Pel venceu com ataques de longe que se tornaram sua marca registrada. Seu grande adversário em clássicas, e também no ciclocross, o belga Wout van Aert também está entre os favoritos.

Na seleção francesa, apesar da presença do bicampeão mundial Julian Alaphilippe, que vestiu a camisa arco-íris em 2020 e em 2021, o favorito é Christophe Laporte, uma das estrelas da Jumbo-Visma durante as clássicas. Vale destacar que Laporte foi vice na Austrália no ano passado.

O dinamarquês Mads Pedersen, que venceu o Campeonato Mundial em Yorkshire em 2019, também chega embalado por sua boa performance no Tour de France.

Vale destacar ainda que, no ciclismo de estrada, os dois melhores países na prova de resistência em cada gênero (e que não conseguirem classificação Olímpica pelo ranking) e os dez melhores no contrarrelógio asseguram uma vaga para os Jogos Paris-2024.

START LIST

Data powered by FirstCycling.com


PROGRAMAÇÃO

CICLISMO DE ESTRADA

Sábado – 5/08 – Junior masculino (127,2km – 1.865m) e Junior feminino (70km – 1.036m)
Domingo – 6/08 – Elite masculino (271,1km – 3.570m)
Terça-feira – 8/08 – Team Relay
Quinta-feira – 10/08 – Contrarrelógio individual feminino
Sexta-feira 11/08 –
Contrarrelógio individual masculino
Sábado – 12/08
 – Sub-23 masculino (168,4km – 2.436m)
Domingo – 13/08 – Elite feminino e Sub-23 (154,1km – 2.229m)

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine