Mundial Glasgow 2023: percurso da prova de estrada

HomeCompetiçõesMundial de Ciclismo

Mundial Glasgow 2023: percurso da prova de estrada

Elite masculina disputa neste domingo o título mundial do ciclismo de estrada em um trajeto técnico, com subidas curtas, de 271,1km

Prova terá largada em Edimburgo e circuito final em Glasgow

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A prova de estrada do Campeonato Mundial de Ciclismo UCI 2023 da categoria Elite masculina será disputada neste domingo (6 de agosto) em um percurso técnico de 271,1km com 3.570 metros de altimetria acumulada. A largada será em Edimburgo, com direito ao famoso castelo da cidade, com 920 anos de história, como cenário.

No Brasil, os direitos de transmissão são da ESPN, que confirmou a cobertura do evento de 3 a 13 de agosto na Escócia no canal ESPN 3 e plataforma Star+. A corrida deste domingo tem largada às 5h30, horário de Brasília.

Assim que o pelotão deixar a cidade, após 16 quilômetros, o percurso segue para Firth of Forth, um estuário que separa Edimburgo do condado de Fife e o pelotão segue pela costa. Os ciclistas vão atravessar o estuário pela ponte Clackmannanshire e depois passarão por um curioso marco pouco antes de Falkirk, uma escultura de duas cabeças de cavalo de 30 metros de altura criada pelo artista Andy Scott chamada The Kelpies – segundo a tradição local, um kelpie é um ser mitológico gaélico que possui a força e a resistência de dez cavalos.

Circuito em Glasgow

O percurso continua até Crow Road e segue para Glasgow, que terá um circuito de chegada no centro da cidade. Crow Road é uma subida popular entre os ciclistas na área de Glasgow, com 5,4 quilômetros a 4%. Já o circuito em Glasgow, com 14,3km, é semelhante ao apresentado nos Jogos da Commonwealth de 2014, sinuoso, com seis subidas curtas e íngremes. Serão seis voltas na prova das mulheres e dez voltas na dos homens.

Programação
As provas de estrada começam neste sábado, 5 de agosto, com as categorias Junior. No domingo, 6 de agosto, será a vez da Elite masculina. A Sub 23 masculino será no sábado seguinte, dia 12 de agosto e a Sub 23 e a Elite feminina serão no domingo, dia 13, dia de encerramento do evento. Já as provas de contrarrelógio serão em Stirling de 9 a 12 de agosto para todas as categorias. A prova de Team Relay será no dia 13.

Veja o calendário completo aqui

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2023 no Bikemagazine

Programação detalhada no site oficial