Glasgow 2023: categoria Junior abre disputa do ciclismo de estrada

HomeCompetições

Glasgow 2023: categoria Junior abre disputa do ciclismo de estrada

O dinamarquês Albert Philipsen e a francesa Julie Bego conquistaram a camisa arco-íris; Philipsen é também campeão europeu de MTB

Albert Philipsen é o campeão mundial 2023 de estrada da categoria Junior

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O dinamarquês Albert Philipsen (Dinamarca) venceu neste sábado (5 de agosto) o título mundial do ciclismo de estrada da categoria Junior, no primeiro dia da modalidade. O ciclista de 16 anos somou o título mundial ao seu título europeu de mountain bike cross-country e aos títulos nacionais dinamarqueses de ciclocross, corrida de estrada e contrarrelógio, confirmando seu enorme talento no ciclismo.

Philipsen estava na fuga do dia e atacou sozinho na volta final do circuito com muitas curvas pelas ruas de Glasgow, percorrido nove vezes. Paul Fietzke (Alemanha) venceu Felix Orn-Kristoff (Noruega) em um sprint apertado para a medalha de prata.

A prova teve 154 competidores, entre eles dois brasileiros, Andrey André e Luiz Fernando

Pelotão da Junior na disputa em Glasgow

Do Brasil, Andrey André foi o 58º, a 12min29s, e Luiz Fernando Bomfim de Almeida terminou em 70º, a 18min56s. A prova teve 154 competidores.

Na categoria Junior feminino, a vencedora foi a francesa Julie Bego, que conquistou vitória solo, derrotando a favorita britânica Cat Ferguson e a belga Fleur Moors. Bego atacou a 20km do fim e conseguiu construir uma vantagem que se manteve entre os 10 e os 20 segundos até a última volta.

As provas de estrada continuam neste domingo, 6 de agosto, com a esperada disputa da Elite masculino. A Sub 23 masculino será no sábado dia 12 de agosto e a Sub 23 e a Elite feminina serão no domingo, dia 13, dia do encerramento do evento. Já as provas de contrarrelógio serão de 9 a 12 de agosto e a prova de Team Relay será no dia 13.

Veja o calendário completo aqui

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2023 no Bikemagazine