Glasgow 2023: Van der Poel conquista mundial de estrada

HomeCompetições

Glasgow 2023: Van der Poel conquista mundial de estrada

Holandês conquista vitória solo após sair na frente na volta final do circuito em Glasgow; Wout van Aert e Tadej Pogacar foram prata e bronze

Van der Poel na vitória solo em Glasgow

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O holandês Mathieu van der Poel, de 28 anos, conquistou neste domingo (6 de agosto) o título de campeão mundial do ciclismo de estrada com uma emocionante vitória solo em Glasgow. O belga Wout van Aert terminou em segundo e o esloveno Tadej Pogacar ultrapassou o dinamarquês Mads Pedersen na linha e terminou em terceiro.

O Campeonato Mundial UCI 2023 está sendo realizado na Escócia até domingo.

Van der Poel ouro, Van Aert prata e Pogacar bronze em Glasgow

Van der Poel, que conquistou a camisa arco-íris para a Holanda 38 anos após o título de Joop Zoetemelk, teve que segurar as lágrimas no pódio depois de vestir a camisa arco-íris. “Significa tudo. Era um dos meus maiores desejos, na minha opinião, completa minha carreira. Para mim, é a maior vitória na estrada. Ainda não consigo me imaginar usando a camisa arco-íris por um ano”, afirmou o holandês, que nesta temporada venceu as clássicas Milão-San Remo e Paris-Roubaix.

Van der Poel estava no grupo da frente quando atacou e abriu a última das dez voltas no circuito final em Glasgow na ponta. “Eu sabia que este era o momento mais difícil da corrida, especialmente porque você tinha uma descida e imediatamente a próximo subida. Ainda me sentia muito forte no final e notei que os outros estavam um pouco no limite”, contou.

O momento-chave para conquistar a camisa arco-íris começou quando Van der Poel atacou um seleto grupo de perseguidores e ultrapassou o italiano Alberto Bettiol, a 22 quilômetros do final. Van Aert, Pogacar e Pedersen trabalharam duro para perseguir, mas a uma volta do fim, era óbvio que eles iriam disputar prata e bronze.

“Quando escapei, não esperava ter uma vantagem imediatamente, mas quando vi que ninguém estava seguindo, isso me deu asas. Eu estava apenas voando pelo percurso até que caí. Naquele canto, de repente, eu estava no chão. Eu fiquei muito chateado”, completou.

Van der Poel tenta arrumar a sapatilha, quebrada após queda em uma curva

Por causa da chuva em algumas partes do percurso, o piso molhado fez algumas vítimas, entre elas o próprio Van der Poel, que superou a queda e alguns ralados, além de sua sapatilha ter estragado, para seguir sozinho até a meta, com uma vitória solo com 1min37s de vantagem.

“Depois que caí eu só queria ir o mais rápido possível e, felizmente, consegui encontrar meu ritmo. Eu realmente não confiei mais em nenhuma das curvas depois disso e isso tornou ainda mais difícil. Quando vi a diferença de tempo aumentar novamente, isso me deu um impulso de confiança e, na primeira vez que eles mostraram a marca de um minuto, eu sabia que no caminho para a linha de chegada eu poderia ir com mais facilidade nas curvas e que faria isto. É uma sensação incrível”, comemorou.

Van der Poel conquistou seu segundo título mundial, depois de vencer o Mundial UCI de Ciclocross (reveja aqui) pela quinta vez. O holandês se tornou o primeiro ciclista masculino a conquistar as duas vitórias em uma mesma temporada.

No percurso do Mundial 2023 – Dos 193 que largaram apenas 51 concluíram a prova

A prova de estrada do Mundial 2023 começou com 193 ciclistas (Yevgeniy Fedorov, do Cazaquistão, e o sul-africano Morné Van Niekerk não largaram) em Edimburgo para um percurso de 271 km até Glasgow que apenas 51 ciclistas concluíram. A 191 km para o final, a corrida foi interrompida quando um grupo de manifestantes bloqueou a estrada.

Após a nova largada, com o pelotão reagrupado, as grandes seleções, como a Bélgica do então campeão Remco Evenepoel, tentaram controlar até a subida principal em Crow Road (5,6 km a 4%), a subida mais longa do dia, com 3.570 metros de altitude acumulada. Mas Evenepoel ficou para trás em um dos ataques no circuito final em Glasgow e terminou em 25º, a 10min10s.

Na chegada ao circuito, os fãs se despediram do tricampeão mundial Peter Sagan, que abandonou. O eslovaco anunciou que esse foi seu último Mundial de estrada, mas que pretende disputar o MTB de Paris-2024 antes de se retirar do profissional. Van der Poel também segue sua carreira no MTB e, no próximo sábado (12 de agosto), estará na prova de cross country olímpico.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

PROGRAMAÇÃO CICLISMO DE ESTRADA

Terça-feira, 8 de agosto
09:00 – Revezamento misto por equipe (não-olímpico)

Quinta-feira, 10 de agosto
10:00 – Contrarrelógio individual feminino

Sexta-feira, 11 de agosto
10:35 – Contrarrelógio individual masculino

Domingo, 13 de agosto
08:00 – Prova de resistência feminino

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2023 no Bikemagazine