Copa do Mundo de MTB: Flückiger vence XCO em Andorra

HomeCompetiçõesDestaque

Copa do Mundo de MTB: Flückiger vence XCO em Andorra

Novo campeão mundial, Tom Pidcock estreia camisa arco-íris e termina a disputa em 3º, atrás de Thomas Griot; no feminino, vitória de Mona Mitterwallner

Fluckiger volta a vencer após enfrentar suspensão

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O suíço Mathias Flückiger (Thomus Maxon) venceu neste domingo (27 de agosto) a disputa do cross country olímpico (XCO) na etapa da Copa do Mundo de MTB em Andorra. Thomas Griot (Canyon CLLCTV) ficou em 2º, a 23 segundos, e o novo campeão mundial, o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), em sua estreia com a camisa arco-íris, terminou em 3º após uma intensa disputa com Jordan Sarrou (BMC), a 44 segundos.

Esta é a primeira vitória de Flückiger desde que enfrentou um processo de suspensão na temporada passada (leia mais aqui) e de ter conseguido cancelar o processo. Sua última vitória na Copa do Mundo havia sido em junho de 2022, em Leogang.

O domingo foi de chuva e frio em Andorra. Após a largada, o alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV), vencedor do short track na sexta-feira (veja aqui), assumiu a liderança na primeira volta para abrir uma pequena vantagem. Flückiger encostou em Schwarzbauer e eles seguiram na frente, mas o suíço parecia mais forte e, antes de terminar a segunda volta, atacou e deixou o alemão para trás.

Atrás, Pidcock começava sua corrida para alcançar a ponta e aproveitou a primeira das sete voltas para conquistar posições. No início da quinta volta estava na quinta colocação e, no final, conseguiu ultrapassar Sarrou para conquistar um lugar no pódio. Schwarzbauer foi o quinto.

Schurter, que antes da largada disse que a etapa não estava nas melhores condições para ele, teve que parar na zona técnica devido a um furo, perdeu tempo e terminou em 12º, a 2min18s.

Do Brasil, Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing) foi o 35º, a 7min06s.

MELHORES MOMENTOS

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

Mona Mitterwallner na vitória em Andorra

Na disputa da Elite das mulheres, a vencedora foi a austríaca Mona Mittellwarner, de 21 anos, em sua primeira conquista em Copa do Mundo. Mitterwallner (Cannondale Factory Racing) soube administrar melhor a chuva, a lama e o frio, deixando a suíça Alessandra Keller (Thomus Maxon) em 2º e a campeã mundial Pauline Ferrand-Prevot (Ineos Grenadiers) em 3º.

Quando a líder da classificação geral, a holandesa Puck Pieterse (Alpecin Deceuninck), sofreu uma pequena queda em uma área de pedras molhadas, Pauline Ferrand-Prevot aproveitou para abrir uma pequena vantagem, junto com Martina Berta (Santa Cruz).

A chuva piorou aos 20 minutos de corrida e Pauline, que competia com a nova mountain bike hardtail da Pinarello, viu a suíça Alessandra Keller se aproximando graças ao seu melhor ritmo nas descidas. Foi ultrapassada e também viu passar Mona Mitterwallner.

As condições do circuito levaram Alessandra Keller a sofrer um escorregão na área do rock gaden e Mona Mitterwallner a alcançou. Faltavam duas voltas e o frio, a chuva e a lama transformaram a prova numa corrida cada vez mais sofrida. Mitterwallner soube segurar bem a posição e conquistou sua primeira vitória em uma Copa do Mundo de XCO na Elite.

Do Brasil, Raiza Goulão, que se machucou na prova do XCC na sexta-feira, não largou e Hercilia Najara foi a 64ª (menos duas voltas).

Resultados completos aqui

Leia mais no site do evento

Programação 2023
25/03 a 26/03 – Enduro – Maydena, Austrália
31/03 a 01/04 – Enduro – Derby, Austrália
11/05 a 14/05 – XCO, XCC, XCM – Nove Mesto – Rep. Tcheca
02/06 a 04/06 – Enduro – Finale Ligure, Itália
08/06 a 11/06 – XCO, XCC, DHI – Lenzerheide, Suíça
15/06 a 18/06 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Leogang, Áustria
24/06 a 25/06 – Enduro – Val di Fassa, Itália
29/06 a 02/07 – XCO, XCC, DHI – Val di Sole, Itália
24/08 a 27/08 – XCO, XCC, DHI – Pal Arinsal, Andorra
01/09 a 03/09 – DHI, Enduro – Peyragudes, França
07/09 a 17/09 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Les Portes du Soleil, França
27/09 a 01/10 – XCO, XCC, DHI – Snowshoe, EUA
5/10 a 8/10 – XCO, XCC, DHI – Mont-Saint-Anne, Canadá

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine