Copa do Mundo: Schwarzbauer vence Schurter e fatura XCC

HomeCompetiçõesDestaque

Copa do Mundo: Schwarzbauer vence Schurter e fatura XCC

Na disputa das mulheres, a vencedora foi a suíça Alessandra Keller; do Brasil, Ulan Galinski foi o 34º e Raiza Goulão não terminou

Luca Schwarzbauer vence o short track em Andorra

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV) venceu Nino Schurter (Scott-Sram) no sprint e faturou nesta sexta-feira (25 de agosto) a disputa do short track da Elite na Copa do Mundo de MTB, em Andorra. O francês Jordan Sarrou (Team BMC) foi o terceiro, a 2 segundos, em uma chegada disputada.

Luca Schwarzbauer, que lidera a classificação geral do XCC, ditou o ritmo. Schurter, Sarrou, Mathias Fluckiger (Thomus Maxon), Joshua Dubau (Rockrider Ford), Alan Haterly (Cannondale FR) e Gerardo Ulloa (Massi) estavam juntos no grupo da frente.

Na última volta, Schwarzbauer atacou, Sarrou respondeu e ambos abriram uma pequena vantagem, mas Schurter chegou e a final foi uma corrida entre o suíço e o alemão.

Pódio do XCC

Com a ausência do campeão mundial do short track, o neozelandês Sam Gaze, que vai disputar a Volta a Espanha, as atenções se voltaram para o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), que tem residência em Andorra e conhece muito bem os percursos. O britânico acabou terminando em 17º e vai largar da terceira fila na disputa do cross country no domingo. Pidcock vai estrear a camisa de campeão mundial de XCO, conquistado no começo de agosto na Escócia.

Do Brasil, Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing) terminou em 34º, a 1min05s.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

Na disputa das mulheres da Elite, a vitória foi da suíça Alessandra Keller (Thomus Maxon). A britânica Evie Richards (Trek Factory Racing) ficou em segundo, a 6 segundos, e a holandesa Puck Pieterse (Alpecin Deceuninck) foi a terceira, a 17 segundos.

Alessandra Keller comemora

A francesa Pauline Ferrand-Prevot, com a camisa arco-íris renovada, fez uma má largada, mas recuperou posições após três voltas. O grupo da frente manteve-se unido apesar dos ataques de Alessandra Keller, mas Pauline Ferrand-Prevot parecia não encontrar o ritmo e terminou em 6º lugar, a 35 segundos.

A brasileira Raiza Goulão esteve na disputa, mas não terminou.

Resultados completos aqui

Onde assistir
Vale lembrar que a partir desta temporada os direitos de transmissão foram para a Warner Bros. Discovery e a gratuidade acabou. As corridas principais estarão disponíveis globalmente na plataforma GCN+, e ainda para assinantes dos canais Eurosport e Discovery +. A UCI transmite as disputas da Sub 23 em seu canal no YouTube.

Programação – horário de Brasília

Domingo
4h – XCO Feminino Sub 23
6h – XCO Masculino sub23
8h – XCO Feminino Elite
10h30 – XCO Masculino Elite

Leia mais no site do evento

Programação 2023
25/03 a 26/03 – Enduro – Maydena, Austrália
31/03 a 01/04 – Enduro – Derby, Austrália
11/05 a 14/05 – XCO, XCC, XCM – Nove Mesto – Rep. Tcheca
02/06 a 04/06 – Enduro – Finale Ligure, Itália
08/06 a 11/06 – XCO, XCC, DHI – Lenzerheide, Suíça
15/06 a 18/06 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Leogang, Áustria
24/06 a 25/06 – Enduro – Val di Fassa, Itália
29/06 a 02/07 – XCO, XCC, DHI – Val di Sole, Itália
24/08 a 27/08 – XCO, XCC, DHI – Pal Arinsal, Andorra
01/09 a 03/09 – DHI, Enduro – Peyragudes, França
07/09 a 17/09 – XCO, XCC, DHI, Enduro – Les Portes du Soleil, França
27/09 a 01/10 – XCO, XCC, DHI – Snowshoe, EUA
5/10 a 8/10 – XCO, XCC, DHI – Mont-Saint-Anne, Canadá

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine