Desafio Tour do Rio será em Niterói no próximo domingo

HomeCiclismo

Desafio Tour do Rio será em Niterói no próximo domingo

Inscrições estão abertas; prova será disputada em um circuito de 7,2km e vai reunir principais atletas do Brasil

Prova sera no dia 27 de agosto em Niterói – Foto de Ivo Gonzales

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A cidade de Niterói (RJ) recebe pela primeira vez a prova Desafio Tour do Rio. A corrida chancelada pela CBC será no dia 27 de agosto. A prova será disputada na região conhecida como “amiga da bicicleta” em um percurso de 7,2km.

O desafio da vez é completar a maior quantidade de voltas dentro do tempo estipulado para a categoria. A realização é Luisa Jucá com 213 Sports, vertical de esportes da V3A.

Ainda que a distância do circuito pareça fácil, o desafio será intenso. Com largada às 7 horas na Av. Dr. Acúrcio Torres, na Praia de Piratininga, a prova exige resistência, habilidade em curvas e desníveis, mas recompensa os participantes com paisagens entre mar e montanhas. O atleta que completar o desafio dentro do tempo determinado será considerado o vencedor da sua categoria.

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói dispõe esforços que estimulem a cultura da bicicleta, acumulando mais de 65km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, entre outras ações. O prefeito Alex Grael reforça sua felicidade e expectativa em acolher a prova.

“Ficamos muito felizes em poder sediar mais um grande evento esportivo na nossa cidade, que tem uma vocação natural para os esportes ao ar livre. Temos aqui uma natureza exuberante, relevo propício e uma boa estrutura para uma competição como essa.  Além disso, Niterói tem sido referência nacional e internacional em mobilidade. Cada vez mais o município vem ganhando destaque entre as cidades brasileiras que investem em ciclovias para melhorar a mobilidade urbana e promover a cultura da bicicleta. Já vemos essa mudança de comportamento nas ruas, com a população usando as bicicletas para ir para o trabalho, para a escola e para circular entre os bairros”.

Entre as principais motivações, segundo Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports, o Tour do Rio fortalece o ciclismo brasileiro e prepara os atletas profissionais e amadores para as principais disputas. “A cada dia o ciclismo ganha força entre a população, atletas e cidades. Nós temos orgulho em levar uma prova de ranking nacional para a cidade da bicicleta e preparar atletas profissionais e amadores para os maiores desafios do Brasil”, afirma.

O evento já tem confirmadas as participações das equipes da categoria Swift Carbon, ERT, Guaratinguetá, Santos e também as equipes da categoria Master Dellas Cucling e 3Shop.

Mais informações no site https://tourdoriobike.com.br

SERVIÇO
Desafio Tour do Rio Niterói
Data: 27 de agosto de 2023Cidade: Niterói, RJ
Local de largada:  Praia de Piratininga – Av. Dr. Acúrcio Torres
Local de Chegada: Praia de Piratininga – Av. Almirante Tamandaré (perto do restaurante Toca do Peixe)
Horário da largada: 7 horas
Distância:  Circuito de 7,2 km
Ranking/Pontuação: Válida para o Ranking Nacional Classe 3 (CBC) e Estadual Classe 1
Classe: 3
Chancela: FECIERJ e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Realização: 213 Sports
Parceiros: TV Globo, Confederação Brasileira de Ciclismo e UCI

Regulamento:  https://s3.amazonaws.com/plugcrm-app/62cdbabe6c068e0012cd5767/instance_file/6478fc5e2d6052001b9c6b94.pdf

Inscrições abertas: https://www.ticketsports.com.br/e/desafio-tour-do-rio-niteroi-36017

Mapa de prova: https://www.youtube.com/watch?v=4TCamxSaI60&feature=youtu.be