Glasgow 2023: Axel Laurance é o campeão de ciclismo Sub 23

HomeCompetiçõesCiclismo

Glasgow 2023: Axel Laurance é o campeão de ciclismo Sub 23

Francês atacou na volta final do circuito em Glasgow e cruzou sozinho com dois segundos de vantagem sobre o português Antonio Morgado

Pódio da Sub 23, com Laurance campeão, Morgado prata e Svrcek bronze

Do Bikemazine
Fotos de divulgação

O francês Axel Laurance, de 22 anos, conquistou o título mundial na prova de ciclismo de estrada na categoria Sub-23. Laurance cruzou sozinho a meta com dois segundos de vantagem sobre o português Antonio Morgado que faturou a medalha de prata depois da disputa no sprint com o eslovaco Martin Svrcek, que garantiu a medalha de bronze.

Laurence percorreu os 168,4km de Loch Lomond a Glasgow em 4h04min58s a uma velocidade média de 41,24km/h.

Laurance comemora a vitória no Mundial

Laurance integrou a fuga do dia e esperou até a penúltima volta para fazer o arriscado ataque solo que se mostrou preciso e resultou na vitória. Determinado, o francês abriu o máximo de 20 segundos de vantagem dos perseguidores, que demoraram a organizar o revezamento.

“Não era meu plano atacar tão cedo, mas como a chuva estava muito forte e todas as curvas eram tensas, então eu pensei que era melhor estar na frente e impor o ritmo. Na realidade eu estava esperando, pois estava longe da chegada e consegui poupar minhas pernas. Então no finalzinho eu não queria ter outros cinco ou seis caras para ir para o sprint. Então decidi tentar”, contou o novo campeão mundial.

Um dos líderes do grupo perseguidor foi o português Morgado (vice-campeão mundial júnior em 2022), que visivelmente estava sem água e com câimbras. Ainda assim o atleta de 19 anos fez valer a determinação e atacou na penúltima subida, mas sem conseguir ganhar terreno em relação ao francês escapado e teve forças no final para superar os adversários para garantir a medalha de prata.

Dos 176 ciclistas que largaram, apenas 79 completaram a corrida. Vinicius Rangel foi o único brasileiro na prova. O ciclista da Movistar sofreu uma queda no início da corrida e abandonou.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

Resultados completos:
www.tissottiming.com/2023/crdwch/en-us/default/Stage/10/Results