Glasgow 2023: Mundial de Gran Fondo, nesta sexta-feira, reúne 1.878 ciclistas

HomeDestaqueMundial de Ciclismo

Glasgow 2023: Mundial de Gran Fondo, nesta sexta-feira, reúne 1.878 ciclistas

Disputa vai contar com ciclistas de renome como o cazaque Alexander Vinokourov e o italiano Mario Cipollini; segunda-feira será a prova de crono

Prova de estrada terá um total de 159km com 1.927m de altimetria

Do Bikemagazine
Foto de divulgação UCI

Está tudo pronto para mais uma edição do campeonato mundial de Gran Fondo da UCI. Todos os anos são definidos os campeões mundiais de ciclismo de Gran Fondo de estrada e de contrarrelógio individual que vão usar a famosa camisa com as faixas do arco-íris, a rainbow jersey.

A prova de estrada será nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, em Perth, na Escócia, num percurso de 159km com 1.927 metros de altimetria total. A Medio Fondo por sua vez terá 87km com 804 metros de altimetria.

A Gran Fondo vai reunir ciclistas que se qualificaram em um dos 27 eventos da UCI Gran Fondo World Series ao redor do mundo e que completaram a etapa com até 25% do tempo do vencedor de sua categoria de faixa etária.

A prova vai reunir 1.878 ciclistas, entre eles atletas de renome como o cazaque Alexander Vinokourov, o italiano Mario Cipollini e a francesa Jeannie Longo, que defende o título mundial de Gran Fondo de estrada e de crono individual. Até mesmo o presidente da UCI David Lappartient confirmou que vai disputar a Gran Fondo.

O Brasil terá cinco representantes na prova, entre eles o catarinense Juliano Salvadori. O organizador da UCI Gran Fondo Brasil foi até a Escócia para conferir de perto os detalhes da organização da mais internacional prova de Gran Fondo já organizada pela UCI, com 68 diferentes nacionalidades confirmadas no pelotão.

“A mídia especializada está dando grande destaque para o Gran Fondo. O evento está incrível e muita gente vai disputar o título mundial nesta sexta-feira”, contou Salvadori que vai correr na categoria 40-44 anos.

A prova de crono será na segunda-feira (7 de agosto) com 22,8km com 89m de altimetria

A disputa da Gran Fondo no formato de crono individual será na segunda-feira, dia 7 de agosto, em um percurso de 22,8km com 89 metros de altimetria. Ambas provas integram a primeira edição do campeonato mundial unificado que está sendo realizado na Escócia de 3 a 13 de agosto.

Acompanhe em tempo real

Resultados completos aqui

O que é uma Gran Fondo?
Gran Fondo é um termo italiano que pode ser traduzido livremente como “grande distância” ou “grande corrida”. A primeira Gran Fondo foi realizada na Itália em 1970 e a modalidade ganhou adeptos no mundo todo. A introdução da cronometragem com chip eletrônico na década de 90 impulsionou ainda mais o formato, com provas que reúnem milhares de ciclistas.

No geral, as corridas de Gran Fondo são disputadas em distâncias entre 120km e 200km (a depender do relevo) com altimetrias entre 2 mil e 4 mil metros. As Gran Fondo UCI são disputadas em estradas fechadas ao trânsito de veículos, com pontos de apoio mecânico e de abastecimento para o ciclista.

São corridas que trazem o glamour de uma verdadeira prova de ciclismo de estrada clássica e costumam atrair ex-ciclistas profissionais. As Gran Fondo podem ser disputadas por ciclistas amadores e profissionais de 19 a 84 anos, distribuídos de acordo com a faixa etária.

Gran Fondo UCI no Brasil
O calendário de Gran Fondo da UCI faz parte do “Cycling For All“ ou “Ciclismo Para Todos” da UCI e existe desde 2011, quando se chamava “UCI World Cycling Tour”. Com o novo nome de UCI Gran Fondo World Series o circuito 2023 terá 28 seletivas em 19 países de cinco continentes.

A etapa brasileira recebeu o nome de UCI Gran Fondo Brasil e será em Pomerode (SC) no dia 5 de novembro. As  inscrições podem ser feitas diretamente no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br

Vale Europeu
A etapa brasileira terá dois percursos no Vale Europeu Catarinense com a cidade sede em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil que é também um dos celeiros da história do ciclismo catarinense. O Gran Fondo com 143km e 1.400m de altimetria acumulada e o Medio Fondo, com 80km e menos de 1.000 metros de altimetria acumulada.

A UCI Gran Fondo Brasil é prova seletiva oficial para o mundial amador de ciclismo de estrada da UCI Gran Fondo World Championships 2024 que será disputado na Dinamarca.

Serão qualificados os ciclistas de cada faixa etária que completem a prova em até 25% do tempo do primeiro colocado da sua categoria de idade e terão direito à disputa do título no campeonato mundial de ciclismo da temporada 2024. Os três primeiros colocados de cada categoria recebem a medalha de pódio oferecida pela própria UCI.

Além do Brasil, o circuito terá corridas na Grã Bretanha, França, Finlândia, Estônia, Itália, Portugal, Croácia, Eslovênia, Suíça, Áustria, Luxemburgo, Polônia, Chipre, Turquia, Dubai, Jordânia, Índia e Japão.

A UCI Gran Fondo Brasil tem organização da Riders/Corre Brasil com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina) e são esperados 2 mil ciclistas de vários países. Grupos de ciclistas de países vizinhos já estão confirmados, em especial da Argentina e do Uruguai.

Mais informações:
www.ucigranfondobrasil.com.br
www.ucigranfondoworldseries.com
granfondo.cyclingworldchamps.com
www.cyclingworldchamps.com/schedule/gran-fondo-road-race