Glasgow 2023: favorito, Van der Poel reconhece circuito

HomeCompetiçõesDestaque

Glasgow 2023: favorito, Van der Poel reconhece circuito

Holandês reconhece percurso do circuito final da prova do ciclismo de estrada deste domingo e chama atenção ao atacar na subida final

Van der Poel no reconhecimento em Glasgow

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Glasgow recebe os ciclistas para a disputa do Mundial UCI 2023 neste domingo (6 de agosto) e nesta sexta-feira pré-prova foi hora de reconhecer o percurso. O holandês Mathieu van der Poel, um dos favoritos, chamou atenção na Montrose Street. Van der Poel acelerou na subida e vídeos registrando sua performance foram rapidamente para as redes sociais.

VEJA AQUI

A subida curta na Montrose Street – são 200 metros, que começam com 6% de inclinação e terminam em 14% no topo – é a última subida do circuito final em Glasgow, com 14,3km, que terá dez voltas.

A prova de estrada tem percurso total de 271,1km com 3.570 metros de altimetria acumulada, com largada em Edimburgo. Leia mais sobre o percurso aqui

Van der Poel fez parte de um grupo que conheceu o percurso e afirmou, logo após, em entrevista para a imprensa holandesa, que mesmo sendo apontado como favorito, a chance de ganhar “é pequena”. O holandês apontou que, para manter uma boa posição no pelotão, será preciso esforço e tática e que, com as muitas curvas do circuito, será difícil controlar.

O circuito trouxe de volta as memórias do Campeonato Europeu de Estrada de 2018, realizado em Glasgow, onde Matteo Trentin venceu Van der Poel e Wout van Aert. “Reconheci muito o Campeonato de 2018, embora isso já tenha acontecido há algum tempo. Parece que há ainda mais curvas adicionadas. É quase uma corrida de curva a curva”, disse.

“Vai ser muito cansativo, mas, ao mesmo tempo, eu acho que esse é um percurso muito justo. Devido ao acúmulo de esforços, vai ser muito difícil no final. O posicionamento é crucial; todos sabem disso. Estou feliz com isso? Teremos que esperar para ver. É importante rodar na frente e correr o mais concentrado possível”, completou.

Para Van der Poel, as curvas podem ajudar para que os atacantes saiam rapidamente da vista do pelotão, tornando a corrida menos previsível. “Você pode atacar em qualquer lugar neste circuito. Não apenas nos trechos de subida. Ainda existem muitas partes intermediárias difíceis onde o ataque compensa. Como não há comunicação e você corre em equipes nacionais, também será um percurso descontrolado”, afirmou.

Altimetria dos 5km finais

Como assistir
No Brasil, os direitos de transmissão são da ESPN, que confirmou a transmissão neste domingo no canal ESPN 3 e na plataforma Star+.

A largada às 5h30, horário de Brasília, tem transmissão pela plataforma Star+. A partir das 9h a corrida será exibida também no canal ESPN 3.

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2023 no Bikemagazine