CIMTB Taubaté: Cainã Oliveira vence pela primeira vez na Super Elite

HomeCompetiçõesMountain bike

CIMTB Taubaté: Cainã Oliveira vence pela primeira vez na Super Elite

Isabella Lacerda venceu o XCC e XCO, 3 baterias do XCO e outras três do XCC encerraram a terceira etapa da Copa Internacional no em Taubaté, SP

Etapa de Taubaté foi marcada pelo frio e chuva – Foto de divulgação Ultrafotos

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Ultrafotos

A terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike na temporada 2023 teve fim neste domingo (27 de agosto) no Parque Municipal do Itaim, em Taubaté (SP). Ao todo, seis baterias foram realizadas, para a definição de mais 23 campeões da penúltima etapa do ano.

Nas duas últimas delas, as principais do dia, os vencedores do Short Track (XCC) das Super Elites Masculina e Feminina foram conhecidos pelo público: Isabella Lacerda, atual líder da competição, que garantiu a dobradinha no fim de semana, e o jovem Cainã Oliveira, vencendo pela primeira vez uma prova na sua carreira competindo com a elite nacional, mesmo sendo um ciclista sub-23. Em ambas as corridas, o frio e a chuva fina se fizeram presentes dificultando a vida dos atletas.

Isabella Lacerda venceu no XCC e no XCO – Foto de divulgação Ultrafotos

Após garantir sua primeira vitória na temporada ao conquistar o Cross Country Olímpico (XCO) da CIMTB Taubaté no sábado (26 de agosto), Isabella Lacerda não deu chance para suas adversárias e confirmou o excelente momento com mais uma vitória. Isa dominou de ponta a ponta. O vice-campeonato do XCC na Super Elite Feminina ficou com Sabrina Oliveira, seguida de Ana Laura Oliveira. As colombianas Gloria Melo e Ana Maria Roa completaram o pódio, em quarto e quinto lugares, respectivamente.

“No mountain bike não tem muita escolha. O que tiver que ser, a gente está aqui para fazer. Independente se está sol e calor, ou chuva e frio, eu venho para fazer meu melhor. Quando dá a largada, só penso na minha prova e entregar tudo que trabalhei. Venho trabalhando muito, treinando muito para chegar com alta performance. Sabia que seria dolorido, porque isso é o Short Track, ainda mais depois de um XCO que foi muito pesado. Muito feliz com tudo que entreguei no fim de semana. Me dediquei muito e era para isso que eu estava aqui”, comemorou a campeã e líder da CIMTB em 2023.

“Tenho muito que agradecer minha família, principalmente meu marido (Daniel Grossi). Sem ele não seria possível. É o meu treinador, meu psicólogo. Minha rede de apoio. Durante a prova ele esteve aqui com meu filho. Também agradecer minha mãe, porque quando estamos em nossa cidade é ela quem segura as pontas para nós com o pequeno. E também uma menção especial aos meus patrocinadores, principalmente a Scott. Muito feliz mesmo. Agora, vou pra Congonhas defender a camisa de líder até a última gota de suor”, finalizou Isabella.

Super Elite Masculina
Os homens foram os responsáveis por encerrar a edição de 2023 da Copa Internacional de Mountain Bike em Taubaté. E o fizeram com uma apresentação, digna da grandeza do evento. Emoções do começo ao fim, para consagrar Cainã Oliveira, ciclista da sub-23, que garantiu sua primeira conquista na Super Elite nacional. Cainã atacou na metade da prova e abriu uma diferença de quase 30 segundos para seus concorrentes. Após isso, apenas administrou para vencer sem ser incomodado. No Top 3, ficaram Jhonnatan Botero (COL) e Nicolas Machado, enquanto Ignacio Gallo (CHI) e Guilherme Muller completaram o pódio.

“Primeira vitória UCI na minha carreira e estou muito feliz com isso. Agradeço demais ao meu time, Henrique Avancini Racing Team, porque sem eles eu não teria ganhado. Após a chuva deste sábado durante o XCO, minha bicicleta chegou acabada e neste domingo ela estava zerada. Então agradeço muito a eles. Sem eles, não teria sido possível”, agradeceu Cainã.

“Após a corrida do XCO, percebi que estava numa forma física muito boa. O percurso do XCC era muito duro e eu sou um atleta muito leve, ou seja, isso me favorecia. Coloquei meu ritmo, os adversários me acompanharam no começo e me mantive na frente. A quatro voltas do fim, abri um gap e depois me mantive conservador, para garantir essa conquista”, disse Cainã. “Excelente fim de semana. Ganhei o XCC e fui quarto colocado na geral do XCO. Ouvi gente dizendo que fui o melhor brasileiro do XCO no sábado. Mas acho que temos que mudar nossa mentalidade. Não pensar em ser o melhor do Brasil, mas sim o melhor do mundo. Assim que nós temos que pensar”, concluiu.

Short Track – Júnior Masculina
Uma das três baterias do dia para o XCC foi a da Júnior Masculina, a primeira do dia com chuva na pista. Embora o circuito tenha mudado bastante, o clima não impediu os futuros ídolos do mountain bike nacional de fazerem grande apresentação. Após 9 voltas, a vitória foi de Henrique Bravo, que fez grande disputa com Vinicius Howe (vice-campeão) e Erick Augusto (Top 3). O pódio teve ainda Breno Santos e Otavio Queiroz.

“A prova do Short Track foi bem legal. Deu para se divertir bastante na lama. Na subida eu tava puxando forte, enquanto nas descidas eu procurei analisar bem as duas primeiras voltas para entender onde estava escorregando e onde estava mais tranquilo, para não cometer erros. Fiz isso volta após volta e consegui um excelente resultado”, explicou Bravinho, como é conhecido.

Os campeões do XCO
Venceram suas categorias na primeira bateria do dia os seguintes atletas: Miguel Volpini (Sub-17), Gabriel Galvão (Sub-15), Luan Silva (ULTRA), João Dias (Sub-55), Celso Mello (Sub-60), Arley Jesus (Sub-65), Marcio Bordello (Over-65), Pietro Almeida (Sub-12). Já a segunda bateria, teve como campeões: Gustavo Vilela (Sub-30), José Souza (Sub-35), Diego Vicenti (Sub-40), João Paulo Firmino (Sub-45) e Edivando Souza Cruz (Sub-50).

As campeãs do XCC
Já na terceira bateria do dia, composta apenas por categorias femininas, sagraram-se campeãs da etapa: Samara Freitas (Júnior), Florencia Rojos, da Colômbia (Sub-17), Hani Barbar (Sub-15), Maria Castro (Sub-40), Soraya Moraes (Sub-50), Ana Mello (Over-50), Letícia Rodrigues (Sub-12).

Todos resultados estão no link: cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2023

Mais informações no site oficial www.cimtb.com.br