Taubaté (SP) recebe 3ª etapa da Copa Internacional de MTB

HomeCompetiçõesMountain bike

Taubaté (SP) recebe 3ª etapa da Copa Internacional de MTB

Programação terá competições de sexta a domingo no Parque do Itaim; short track, cross country e marathon estão na disputa

Leandro Donizete na disputa em Taubaté em 2022 Foto: Ultrafotos

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Após as duas primeiras disputas do ano, em Araxá (MG) e Nova Lima (MG), chegou a vez de Taubaté, cidade no Vale do Paraíba (SP), receber a Copa Internacional de MTB. As disputas serão de sexta-feira (25 de agosto) a domingo (27 de agosto) no Parque Municipal do Itaim. A decisão da temporada será de 23 a 25 de setembro, em Congonhas (MG).

Desde a realização da CIMTB pela primeira vez, em 2021, o Parque do Itaim tem se tornado um ponto de referência para mountain bike, com uma pista fixa de cross country olímpico e de maratona.

Além dos brasileiros, que são imensa maioria, haverá também competidores do Chile e da Colômbia. Assim como nas demais etapas, três modalidades do mountain bike cross country serão disputadas. A competição terá XCC (Short Track), Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional), do XCO (Cross Country Olímpico), Classe 1, que oferta 60 pontos aos campeões em cada uma das elites (masculina e feminina) na busca por vagas para Paris/2024, e também da Maratona (XCM).

As inscrições para a etapa de Taubaté estão na reta final. Veja em www.cimtb.com.br

Todas as categorias da etapa
Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres. Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.

Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas.