Um giro pelos estandes de suplementos esportivos na Shimano Fest

HomeLançamentosVitrine

Um giro pelos estandes de suplementos esportivos na Shimano Fest

Encontramos nove expositores, sendo sete marcas nacionais e duas importadas, quase todas com canais de venda direto ao consumidor final em seus  sites

Momora tem foco em produtos 100% naturais – Foto de Gabriel Vargas

Do Bikemagazine
Texto e fotos de Gabriel Vargas

Os pavilhões da Shimano Fest são repletos de bikes, componentes e acessórios. Mas nada adianta um excelente equipamento se falta energia à peça principal: o ciclista. No evento o visitante pode conferir alguns fabricantes e distribuidores de variadas marcas de suplementos e nutrição esportiva, tanto importados quanto nacionais.

Visitamos todos os estandes de marcas de suplementos esportivos para conferir as características e diferenciais entre diversos produtos voltados para ciclistas (e esportes de resistência em geral) para o uso pré, intra e pós treino. Demos maior destaque para as opções de nutrição para o momento durante os treinos e provas.

Entre fabricantes, representantes e importadores, encontramos nove expositores, sendo sete marcas nacionais e duas importadas, quase todas com canais de venda direto ao consumidor final em seus  próprios sites, ou podem ser encontradas em lojas do ramo.

Mombora: a marca paulistana tem foco em produtos 100% naturais e com excelente sabor e palatatibilidade, com carboidratos originários do néctar de coco e açúcar demerara. Há 12 variedades de sachês de gel, sendo 3 com cafeína (20 a 40 mg, dependendo do sabor). Os sachês possuem 30g com 18 a 22 gramas de carboidratos e 100mg de sódio. A consistência do gel varia bastante de acordo com o sabor, e isso se deve ao uso de ingredientes totalmente naturais. Há também opções de carboidratos em pó com e sem cafeína.

Dobro: com origem em São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, a Dobro apresenta uma linha bem ampla com géis, tabletes de hidratação, carboidratos em pó e barrinhas energéticas. Há opções de géis 100% naturais e algumas opções mais tradicionais com conservantes. Nos chamou a atenção que praticamente todos os produtos da linha Dobro incluem nitrato, trazendo aos suplementos os benefícios do consumo de beterraba para o desempenho. Os sachês de gel contém 30g e apresentam 18g a 20g de carboidratos. A consistência é média, sem serem muito espessos nem muito líquidos.

SiS: a famosa marca britânica Science in Sport é representada no Brasil pela Blue Cycle e é a única opção apresentada nesta matéria que não possui um canal de vendas direto ao consumidor final. Há oito variações do gel de carboidrato, além das opções em pó e barras energética. A linha de géis Go Energy contém 60ml com 22g de carboidratos (incluindo uma opção com cafeína). Destaque para o gel Beta Fuel, com 40g de carboidratos na proporção cientificamente atestada de 1:0,8 entre maltodextrina e frutose. Assim como em outras marcas estrangeiras, a consistência do gel é mais firme.

Probiótica: marca amplo alcance no mercado, muito conhecida pelo clássico suplemento Carb-Up. A linha inclui também Palatinose, pré-treino, creatina, versões intra e pós treino do Carb-Up e betalanina. Há seis diferentes sabores para os sachês, tanto na versão padrão quando Black (com cafeína). Os géis Carb Up são conhecidos pela consistência bem líquida e fluída. Outro produto interessante são as gominhas de carboidratos, em que seis gominhas equivalem a um sachê de gel.

Bodyaction: tradicional nome do segmento de suplementos esportivos para bodybuilding, a marca de Sumaré, interior paulista, chega ao mercado dos esportes de endurance com alguns produtos de abordagem diferenciada do que vimos em outros estandes. A começar, são mais opções de géis de carboidrato com cafeína (nove sabores) do que sem (três sabores). Segundo, os sachês de gel contém apenas 11mg de cafeína, pois foram pensados para uma ingestão contínua do estimulante (à medida em que o ciclista consome os géis ao longo de um treino ou prova) e não para uma dose concentrada e elevada do estimulante. Porém, existe uma opção “Nuclear Rush” com 100mg de cafeína. Todos os sachês possuem 30 gramas, com 19g de carboidratos.

Fourlab: a jovem marca de Itajubá (MG) fornece suplementos para os ciclistas da equipe Audax e Houston e desenvolve sua linha com o feedback dos atletas. Por exemplo, foi mencionado pelo representante o cuidado em analisar o tempo gasto pelo ciclista em acessar o bolso, pegar e abrir o sachê e consumir o gel – e como isso influenciou o formato da embalagem e o fluxo do produto pela abertura, além de sua consistência. Há quatro opções de géis, sendo três normais e uma com 75 mg de cafeína (no interessante sabor “chocomenta”).

Sudract: a empresa de Assis (SP) dedica toda sua linha de produtos aos esportes de endurance. Possui opções de géis, carboidrato em pó, isotônico, pré e pós treino. Praticamente todas as opções são elaboradas com base em mix de maltodextrina, frutose e palatinose. São 12 variações de géis (todas com sachês de 30g e aproximadamente 21g de carboidratos), sendo três destes com 75mg de cafeína e outros três com betalanina e 100mg de cafeína. Destaque para o agradável sabor “água de coco”, o mais vendido da linha, segundo o representante.

We:On: expositora em 2022, agora aparece na Shimano Fest apenas como marca representada. Os sachês de gel contém 35g, com 22 a 23 gramas de carboidratos. Há opções com palatinose e com cafeína, além de outros produtos para o esporte de resistência. A consistência do gel também é média.

Aminovital: suplemento de aminoácidos desenvolvidos para os atletas olímpicos japoneses, e fabricados com matéria prima do Japão. Porém, a linha é muito restrita aos aminoácidos e não há opções ergogênicas contendo carboidratos, géis, etc.

Algumas marcas de relevância não estavam presentes na feira como Exceed, Gu, Athletica, Full Gas, Vo2 Energy, Z2 Foods etc.