Avancini abre despedidas e vence XCO da Taça Brasil em casa

HomeCompetiçõesMountain bike

Avancini abre despedidas e vence XCO da Taça Brasil em casa

Etapa da competição em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), terra-natal de Avancini, teve Ulan Galinski em segundo lugar

Vitória no XCO em casa

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Henrique Avancini divulgou as três últimas provas de sua programação de despedida do MTB profissional, mas acrescentou a etapa da Copa Brasil, em Itaipava, sua terra-natal, neste domingo (17 de setembro).

“Tantos anos competindo e sempre levei muito a sério cada competição que participei no Brasil, mesmo depois de vencer grandes títulos e eventos de nível Mundial. Correr em casa pela última vez foi talvez a única vez que andar bem ou ter um grande resultado era secundário. O que mais queria era compartilhar o momento com as pessoas na minha cidade. Foi um dia especial”, comemorou.

Avancini venceu a disputa, com Ulan Galinski, que integra sua equipe, a Caloi Henrique Avancini Racing, em segundo lugar.

O brasileiro vai disputar mais três provas antes de sua despedida do MTB profissional. No final do mês tem a etapa da Copa do Mundo escolhida como sua última competição internacional, em Snowshoe, nos Estados Unidos, de 28 a 30 de setembro. “Snowshoe sempre gostei muito e seria meu último grande evento internacional, além de uma oportunidade de dar adeus a uma comunidade (norte-americana) que alcancei respeito e tenho carinho, pois se trata do primeiro país onde tive a oportunidade de competir fora do Brasil”, conta Avancini.

Entre 13 e 15 de outubro, Avancini estará no MTB Festival, que tem relação com a sua história. “O MTB Festival acontece em um local muito especial para mim (Mairiporã), onde vivi muitos momentos ótimos, e oferece ao público facilidade para poder ir e assistir”, destaca.

E, para fechar, será a vez de voltar para a ultramaratona Brasil Ride. “Uma corrida muito emblemática e mais longa, na qual vou ter a oportunidade de competir com a camisa de campeão mundial”, completa o bicampeão de MTB marathon (XCM).

Vale lembrar que Avancini anunciou sua aposentadoria em agosto, após o título mundial do XCM conquistado no dia 6, em Glasgow, na Escócia. Aos 34 anos, o primeiro brasileiro a vencer competições de nível mundial em três modalidades distintas (XCC, XCO e XCM) foi 23 vezes campeão brasileiro e responsável por trazer a abertura de uma Copa do Mundo de MTB ao Brasil, em 2022.

CALENDÁRIO
28 a 30/09 – Copa do Mundo Snowshoe nos Estados Unidos (EUA)
13 a 15/10 – MTB Festival em Mairiporã (SP)
22 a 28/10 – Brasil Ride na Bahia

LEIA MAIS
Reportagens com Henrique Avancini no Bikemagazine