Paris-2024: evento-teste do MTB XCO é neste domingo

HomeCompetições

Paris-2024: evento-teste do MTB XCO é neste domingo

Mathieu van der Poel está entre os confirmados na disputa do crosss-country olímpico neste final de semana em Yvelines

Área verde de Élancourt, em Yvelines, a 44km de Paris

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Chegou a hora do evento-teste do MTB XCO para os Jogos Paris-2024. Neste domingo (24 de setembro), competidores de 42 nações (56 homens e 57 mulheres) vão disputar pela primeira vez na pista de Élancourt, em Yvelines, a 44km de Paris. O evento será realizado com público, com estimativa de 3 mil pessoas.

O percurso foi traçado pelo especialista sul-africano Nick Floros, que também assina os percursos olímpicos da Rio 2016 e Tóquio 2020. O circuito será testado e entregue em definitivo em março do ano que vem. As curvas, solavancos e depressões dos 4,3 km da pista olímpica foram projetados para prejudicar o menos possível o meio ambiente. Espécies de árvores, plantas e aves, algumas das quais protegidas, são numerosas no local, um antigo aterro, encerrado em 1975, reabilitado como área de lazer.

Quando as Olimpíadas terminarem, após uma nova fase de obras, de outubro de 2024 a março de 2025, o lugar será entregue para a cidade com novas áreas de lazer, pista de caminhadas e a pista olímpica, que será mantida e integrada a outros percursos para todos os níveis de ciclistas.

Na sexta-feira e no sábado os competidores vão poder reconhecer e treinar no percurso. No domingo, a prova das mulheres começa às 8 horas e a dos homens às 10 horas (horário de Brasília). Não há informação a respeito de transmissão ao vivo até o momento.

Entre os confirmados para o evento-teste está o holandês Mathieu van der Poel, que ainda não conseguiu vaga para os Jogos. A questão de como o holandês vai garantir o seu lugar na disputa de 2024 permanece sem resposta. Vale destacar que o evento-teste tem condições muito especiais e, embora a UCI inclua a prova no seu calendário, não serão distribuídos prémios ou pontos e não há distinção entre categorias por idade.

Já entre as mulheres, as francesas Pauline Ferrand-Prévôt e Loana Lecomte, medalhistas mundiais de ouro e prata em agosto, no Mundial em Glasgow, estarão presentes com a missão de preparar o grande encontro do próximo ano – salvo um acontecimento inesperado, serão elas que ocuparão as duas cotas atribuídas ao França.

Nos Jogos Paris-2024, as provas de mountain bike XCO serão nos dias 28 e 29 de julho.

LEIA MAIS
Jogos Paris-2024 no Bikemagazine
Site da UCI

Mais informações no site oficial www.paris2024.org/en

Giro d-italia