WTR On: muita lama e subidas desafiaram competidores em Campos do Jordão

HomeCompetiçõesMountain bike

WTR On: muita lama e subidas desafiaram competidores em Campos do Jordão

Prova faz estréia no estado de São Paulo com disputas no mountain bike nas distâncias de 51,5km e 27km

Prova contou com percursos de 27km e 51,5km – Foto de Felipe Almeida

Do Bikemagazine
Foto de divulgação Felipe Almeida

Em trilhas que exigiram muita técnica e preparo físico, atletas do Mountain Bike disputaram no domingo (3 de setembro) a WTR On Campos do Jordão, penúltima etapa da temporada 2023 da World Trail Races. Realizada pela 213 Sports e pela Speed Eventos Esportivos, a prova contou com percursos de 27km e 51,5km.

Com muita lama e sol forte, o dia estava propício para que os atletas desafiassem os seus limites em trilhas muito técnicas e com altimetria elevada, superando 1.800 metros.

“O percurso de Mountain Bike em Campos do Jordão é o mais técnico da temporada e exige muita atenção dos atletas. Nesta madrugada choveu muito e as trilhas estão com muita lama, o que deixou o terreno bem pesado”, explicou Rodrigo Isaac, sócio da Speed Eventos Esportivos e Diretor Técnico da prova.

A largada foi na Arena WTR, montada no Parque Capivari, e o percurso levou os ciclistas por trilhas que ofereceram vistas panorâmicas da Serra da Mantiqueira e exigiram um pedal forte.

“Prova muito dura, como tem que ser. Quanto pior, melhor”, explicou o atleta Gusmar Júnior, integrante do Squad WTR. “O início foi muito técnico, levei um capotaço que tirou um pouco a confiança, mas faz parte do esporte. Consegui me recuperar, vim buscando energia, buscando força – as subidas não acabavam – mas no final deu para chegar no Top 5 e me diverti bastante”, comemorou Gusmar, que garantiu a segunda colocação na categoria Pro 51,5km.

Vencedora da categoria Light 27km, Caroline Ramalho Pacheco Bento também teve que superar quedas para conquistar o pódio. “Caí, me ralei, minha corrente está estragada, não consegui nem vir na marcha leve, mas consegui!”, celebrou.

“Prova muito bacana, bem dura, mas é o puro MTB. Trilha raiz, buracos, no meio da mata. É disso que a gente gosta. Parabéns à organização. É minha primeira vez aqui na WTR e com certeza estarei presente em outras provas”, afirmou o quinto colocado da categoria Light 27km, o estreante na WTR, Marco Aurelio Apolinario de Andrade.

Vencedores

Na categoria Light 27km, o pódio masculino ficou com o ciclista Murilo Barbosa Silva de Carvalho, que terminou o percurso em 1h39m37seg. Entre as mulheres, Caroline Ramalho Pacheco Bento foi a melhor, finalizando o percurso em 2h40min17seg.

Já no percurso Pro 51,5km, Anderson Souza da Silva levou a melhor entre os homens, terminando a prova em 3h17min53seg. No feminino, Nívia Maria Apolinário de Andrade conquistou o primeiro lugar com tempo de 5h15min10seg.

No Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava, Anderson Souza garantiu a vitória com um tempo de 29min19seg, enquanto a ciclista Lilian Perrenoud levou a melhor entre as mulheres, com um tempo de 33min47seg.

Eles levaram para casa uma premiação especial oferecida pela Strava e pela Mombora. Pensando em apoiar os atletas em seus treinos, a WTR, em parceria com a renomada ciclista Patrícia Loureiro, realizou ainda um sorteio de dois cursos de pilotagem na escola mantida pela profissional, que é 12 vezes Campeã Brasileira e Bicampeã Mundial Master.

Além das disputas de Mountain Bike no domingo, a WTR On Campos do Jordão teve no sábado (2 de setembro) as disputas de Trail Run, com percursos de 6km, 18km, 37,7km e 53,5km. O evento contou ainda com a Kids Race, que desperta nas crianças a paixão pelos esportes de montanha desde pequenos. Eles tiveram aquecimento antes da prova, com a presença de animadores e recreadores.

Etapa paulista do calendário WTR
Primeiro destino da World Trail Races fora do estado do Rio de Janeiro, Campos do Jordão recebeu pelo segundo ano consecutivo a prova. Neste ano, a novidade ficou por conta da Arena WTR, que foi montada no famoso Parque Capivari, uma das principais atrações da cidade.

Sustentabilidade
O evento contou ainda com diversas ações sociais e de sustentabilidade, que visam preservar a natureza local. Em parceria com a Terra Campos, a WTR faz a gestão de todos os resíduos gerados pelo evento. A Terra Campos realizou também ações de conscientização ambiental na Arena, explicando como é feita a separação de resíduos e a coleta seletiva de materiais, além de atividades educacionais para as crianças presentes.

Os esforços de sustentabilidade da Liga não pararam por aí. Em parceria com a Ciclou, a WTR desenvolveu uma coleção de produtos produzidos com as lonas das etapas anteriores. São malas, mochilas, necessaires e carteiras desenvolvidas por artesãos brasileiros.

A Liga organiza ainda uma arrecadação de materiais esportivos, como roupas, tênis e acessórios – novos ou usados – que são destinados à comunidade local, como forma de incentivar a prática dos esportes de montanha nas cidades por onde passa. Na etapa de Campos do Jordão, a arrecadação foi a maior da história da WTR até o momento.

Paralelamente à competição, a WTR leva ações sociais e de sustentabilidade às etapas.

A temporada 2023 da World Trail Races terá sua última parada em Petrópolis (RJ), no Vale das Videiras, nos dias 25 e 26 de novembro. As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do evento.

RESULTADOS

Mountain Bike Light 27km

Masculino

Murilo Barbosa Silva de Carvalho: 1:39:37.34
Wagner Augusto da Silva Santos: 1:49:16.36
Andre Teixeira Costa: 2:01:41.62
Valmor Giuseppe Leonardo Lundgren Fiamoncini: 2:01:54.13
Marco Aurelio Apolinario de Andrade: 2:10:15.92

Feminino
Caroline Ramalho Pacheco Bento: 2:40:17.71
Josiane Vanoni Presotto: 2:43:30.46
Viviane Eiras: 2:55:27.50
Maria de Fatima Vieira: 3:06:38.02
Lais dos Santos Ozildio: 3:18:24.78

Mountain Bike Pro 51,5km

Masculino
Anderson Souza da Silva: 3:17:53.53
Gusmar Soares de Oliveira Júnior: 3:25:14.80
Rafael Felipe de Souza Oliveira: 3:41:40.86
Bruno Henrique da Silva: 3:47:27.10
Anderson Macedo de Carvalho: 3:56:25.36

Feminino
Nívia Maria Apolinário de Andrade: 5:15:10.54
Lilian Perrenoud: 5:19:30.06
Patrícia Cavalcante: 6:12:25.66

Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava – Mountain Bike

Vencedor masculino: Anderson Souza da Silva – 29min19s
Vencedora feminino: Lilian Perrenoud – 33min47s

A classificação completa de todas as provas estão disponíveis no link:
https://neorace.com.br/resultados/g-live.html?f=2023/set/wtr/wtrcj23.clax