Copa do Mundo de MTB 2024 começa com 2 etapas no Brasil

HomeCompetições

Copa do Mundo de MTB 2024 começa com 2 etapas no Brasil

Etapas de Mairiporã (SP), de 12 a 14 de abril, e Araxá (MG), de 19 a 21 de abril, estão confirmadas no calendário UCI


Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Copa do Mundo de MTB vai voltar ao Brasil em 2024, com duas etapas que estreiam na competição e abrem a temporada. A primeira será em Mairiporã (SP), de 12 a 14 de abril, e a segunda em Araxá (MG), de 19 a 21 abril, dois locais muito conhecidos das competições de mountain bike e que já receberam eventos internacionais. O calendário foi confirmado nesta terça-feira (17 de outubro) pela UCI (União Ciclística Internacional).

Vale lembrar que o Brasil recebeu uma etapa da competição em abril de 2022, em Petrópolis (RJ). Reveja aqui

Chegada da brasileira Raiza Goulão na etapa em Petrópolis em 2022 Foto: Ney Evangelista

Além das duas novas etapas brasileiras, a Copa do Mundo de 2024 também estará pela primeira vez em Bielsko-Biala, na Polônia, de 17 a 19 de maio, em Crans-Montana (21 a 23 de junho) e Aletsch Arena, Bellwald (12 a 14 de julho), ambos na região de Valais, na Suíça, e Mt Van Hoevenberg-Lake Placid, nos EUA, de 27 a 29 de setembro.

No total, a Copa do Mundo de MTB 2024 terá 15 etapas, incluindo o festival em Haute-Savoie, França, que nessa temporada atraiu mais de 100 mil espectadores. O calendário inclui disputas do Cross Country olímpico (XCO), Short Track (XCC), Downhill (DHI) e Enduro (EDR), incluindo E-Enduro (E-EDR),

O presidente da UCI, David Lappartient, destaca as novidades: “Com seu novo formato, que reúne todos os principais formatos da disciplina, a Copa do Mundo foi um grande sucesso em 2023, com, pela primeira vez, uma rodada – em Haute-Savoie, França – acolhendo todas as especialidades do programa da série. Os novos locais, não apenas na Europa, mas também na América do Norte e América do Sul, atestam a popularidade do esporte, que o Comité Olímpico Internacional acaba de confirmar que estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O mountain bike continua a se desenvolver internacionalmente e a Copa do Mundo da UCI é, sem dúvida, um elemento-chave nesse progresso”, afirma.

O ano de 2024 será o segundo de uma parceria de oito anos entre a UCI e a Warner Bros. Discovery (WBD), que assumiu a transmissão, promoção e organização da Copa do Mundo nessa temporada. “Depois de um 2023 inovador, damos boas-vindas a novos destinos  A expansão para a América do Sul e os acordos de longo prazo em Lake Placid, nos EUA, Trentino, na Itália, e Haute-Savoie, na França, são marcas registradas de uma temporada que oferece mais corridas”, destaca Chris Ball, vice-presidente de eventos de ciclismo da Warner Bros. Discovery Sports.

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine

Giro d-italia