Campeonato Mundial de Gravel é neste fim de semana no Veneto, na Itália

HomeCompetiçõesGravel

Campeonato Mundial de Gravel é neste fim de semana no Veneto, na Itália

Prova da elite feminina será no sábado (7 de outubro), com largada às 10h30 (horário local). A prova da elite masculina será no domingo (8 de outubro), com largada no mesmo horário

Primeira edição do Mundial de Gravel

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

No próximo fim de semana, dias 7 e 8 de outubro, a região do Veneto, na Itália, recebe pela segunda vez consecutiva o mundial de gravel.

A segunda edição do mundial da modalidade terá largada do Lago Le Bandie, em Spresiano, com chegada em Pieve di Soligo.

Serão 169km para os homens da elite e 140km para a elite feminina. O percurso dos homens ganhou um novo percurso com o dobro de subidas em relação ao ano passado, sendo 1.900 metros de altimetria total para os homens e 1.660 metros para as mulheres.

Prova terá 169km com 1.900m de altimetria para o homens da Elite

No ano passado, 41 ciclistas disputaram o primeiro título mundial de gravel e o triunfo foi da francesa Pauline Ferrand-Prevot, que superou a suíça Sina Frei e a italiana Chiara Teocchi, que terminou com a medalha de bronze, a 11 segundos de Prevot.

A prova da elite dos homens reuniu 99 atletas e a camisa de campeão mundial ficou com o belga Gianni Vermeersch, que cruzou a meta com 43 segundos de vantagem sobre o italiano Daniel Os e o holandês Mathieu van der Poel completou o pódio, a 1min28s. É importante notar que os nove primeiros atletas do pódio eram todos do pelotão WorldTour.

Como em 2021, em 2022 a UCI promoveu 16 eventos válidos para o UCI Gravel World Series, sendo 12 na Europa, dois na América do Norte, um na África do Sul e outro na Austrália. A série de corridas serviu como ranking para selecionar os melhores atletas para o Mundial.

A prova das mulheres da Elite será no sábado (7 de outubro), com largada às 10h30 (horário local). A prova da elite masculina será no domingo (8 de outubro), com largada no mesmo horário.

Além das categorias de Elite (19 a 49 anos), o mundial terá também disputas nas categorias Master, de 50 a 64 anos e também acima de 65 anos.

Mais informações no site oficial gravelworldchampionship2023.com