Mundial de Gravel é neste fim de semana; tem brasileira no start list

HomeCompetiçõesDestaque

Mundial de Gravel é neste fim de semana; tem brasileira no start list

Prova vai definir também os campeões mundiais por faixa etária. No total, prova na Itália terá quase 1.000 competidores, incluindo masculino e feminino de 22 categorias

Evento terá quase 1.000 participantes nas 22 categorias – Foto Massimo Fulgenzi/SprintCycling

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A segunda edição do Campeonato Mundial de Gravel é neste fim de semana, no Veneto, na Itália, que sedia o evento pela segunda vez consecutiva. A prova vai reunir ciclistas de 44 países, inclusive do Brasil.

A prova das mulheres será no sábado (7 de outubro), com largada às 10h30 (horário local). A prova da elite masculina será no domingo (8 de outubro), com largada no mesmo horário.

Serão 169km para os homens da elite e 140km para a elite feminina. O percurso dos homens ganhou um novo trajeto com o dobro de subidas em relação ao ano passado, sendo 1.900 metros de altimetria total para os homens e 1.660 metros para as mulheres.

Prova terá 169km para homens e 140km para mulheres

O pelotão da elite masculina vai largar com 224 atletas e o pelotão da elite das mulheres tem 111 inscritas, inclusive a brasileira Flávia Oliveira. No ano passado, na primeira edição do Mundial de Gravel, apenas 41 mulheres e 99 homens disputaram o título.

Além da elite, o Mundial de Gravel também vai definir os campeões por faixa etária, que vai de 19 até 75 anos, divididos de cinco em cinco anos. No total, a prova no Veneto terá quase mil competidores, incluindo masculino e feminino das 22 categorias.

As disputas começam neste sábado (7 de outubro) com a prova da elite feminina. A disputa pelo título se tornou ainda mais interessante desde que a atual campeã, a francesa Pauline Ferrand-Prevot, anunciou não vai defender o título por motivos de saúde.

São apontadas como candidatas ao pódio a campeã do Tour de France Demi Vollering bem como a holandesa vice-campeã europeia de gravel Lorena Wiebes e a australiana Tiffany Cromwell, vencedora do Campeonato Europeu de Gravel na semana passada. Também a italiana Silvia Persico é apontada como uma das favoritas, além da suíça Sina Frei e da italiana Chiara Teschi, respectivamente segunda e terceira colocadas no Mundial de 2022.

A categoria elite masculina também será igualmente muito disputada. O belga Gianni Vermeersch está pronto para defender o título e deverá encontrar muitos fortes adversários, inclusive seu compatriota Wout Van Aert e outros nomes importantes do ciclismo como o esloveno Matej Mohoric e o experiente espanhol Alejandro Valverde, que confirmou presença na disputa.

Confira start list aqui:

Mais informações no site oficial gravelworldchampionship2023.com