Kenda Open Cup MTB termina neste fim de semana em Itapira (SP)

HomeCompetições

Kenda Open Cup MTB termina neste fim de semana em Itapira (SP)

Evento terá arena aberta no sábado e domingo (7 e 8 de outubro), localizada no Recinto Agropecuário Carmem Ruette de Oliveira; Marathon vai reunir mais de 1.000 ciclistas

Final é neste domingo, em Itapira, SP

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Com mais de 1.000 inscritos, a Kenda Open Cup MTB terá neste domingo (8) a sua decisão da temporada 2023, no Recinto Agropecuário Carmem Ruette de Oliveira, em Itapira (SP). Ao todo, 54 categorias, além de quatro premiações para os vencedores no geral (duas na Pro e duas na Sport), terão seus campeões definidos entre as disputas da Pro, Sport e Turismo.

A Kenda Open Cup MTB chega a Itapira com cerca de 500 atletas em condições de brigar pela ponta do campeonato entre as categorias Pro, Sport e Turismo. Tudo isso faz com que a grande final ganhe ainda mais emoção. Após a realização da premiação da etapa por categoria, em que os cinco primeiros sobem no pódio, será realizada a premiação da temporada, com os três primeiros na somatória acumulada das quatro corridas do ano.

Como de costume na Kenda Open Cup MTB, o evento terá uma estrutura completa para os atletas terem de fato uma Kenda Experience. Na arena, haverá espaços para tudo que o ciclista tem direito. Amplo estacionamento na chegada, área de alimentação e tendas com vendas de produtos diversos, local para times montarem suas estruturas.

A retirada de kit será sábado (7), a partir de 14h até 20h, e domingo (8), das 6h às 7h30, sempre bem organizada e sem grandes filas. Absolute Warm Up (com rolos disponíveis para os ciclistas aquecerem), Algoo Lava Bike, Kenda Recovery e Kenda Pit Stop, com mecânicos entregando suporte profissional completo, são alguns destaques da arena do evento.

A programação do domingo contará com largada às 8h da categoria Pro, que terá percurso de 66 km e 1.600 m de altimetria acumulada, às 8h25 para a Sport, com 59 km e 1.350 m de altimetria acumulada, e por fim a Turismo, às 8h45, que terá 27 km e 560 m de altimetria acumulada.  Os pontos de hidratação, vale ressaltar, serão nos km 16, 32 e 48. O início de todas as premiações será às 13h.

“Será mais um fim de semana em Itapira, que dará aos ciclistas o puro prazer em ser mountain bike raiz. Em todas as três distâncias teremos trilhas bacanas para os ciclistas se divertirem enquanto fazem força por lindos locais da região. Os 5 km iniciais são de deslocamento controlado, algo que será igual para as largadas Pro, Sport e Turismo.

Na estrada de terra é que damos a largada de fato. Em seguida, para Pro e Sport, passamos pela Rota 32 até o km 23, quando tem a Descida da Santa Joana, depois a Descida do Nunca Mais (km 29), que é muito inclinada e com saltos, ou seja, muito difícil de fazê-la”, destaca Nathan Morais, organizador do evento.

“No Km 34 tem a trilha do Predador, beirando o Rio, em que você ouve o barulho das águas do rio, algo de arrepiar. Até o Km 44 tem a Estrada do Zé Branco, que tem trechos de asfalto. Lá, no Km 44, tem o Pit Stop Kenda, para quem precisar de ajustes mecânicos. No Km 49, a Pro e a Sport se dividem, já na reta final da corrida. A Trilha da Maldição é emblemática, para atravessar a estrada nos km finais, num sistema de Pare e Siga, que tem que tomar cuidado. Aí, entra a trilha do Vietnã, já perto do Recinto Agropecuário, em seguida teremos uma trilha secreta num Bosque. Essas três trilhas (Maldição, Vietnã e Secreta) são os finais dos três percursos, antes de encerrar as provas”, complementa o organizador.

Programação completa:

Sábado – 07/10

– 8h – Abertura para montagem dos patrocinadores;
– 14h – abertura da entrega dos KIT de largada pela Secretaria;
AÇÃO SOCIAL: Para a retirada dos kits será necessário DOAR 1kg de alimento ou 1 litro de leite em caixinha. Não será aceito dinheiro para compensar a ausência do alimento.
– 20h – Encerramento da entrega de KITS e fechamento da área.

Domingo – 08/10

– 6h – Continuação da entrega dos KIT de largada pela Secretaria;
AÇÃO SOCIAL: Para a retirada dos kits será necessário DOAR 1kg de alimento ou 1 litro de leite em caixinha.
– 7h30 – Encerramento da entrega de KITS pela Secretaria;
– 7h30 – Abertura do Grid de Largada apenas para modalidade PRÓ;
– 8h – Largada categorias PRÓ;
– 8h15 – Abertura do Grid de Largada apenas para modalidade SPORT;
– 8h25 – Largada categorias SPORT;
– 8h35 – Abertura do Grid de Largada apenas para modalidade TURISMO;
– 8h45 – Largada categorias TURISMO;
– 13h – Início da Premiação
Mais informações:
Site: http://www.kendaexperience.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/opencupmtb/
Facebook: https://www.facebook.com/opencupmtb
Twitter: https://twitter.com/opencupmtb
YouTube: https://www.youtube.com/@opencupmtb