Mundial de Gravel: Matej Mohoric triunfa com vitória solo na Itália

HomeCompetições

Mundial de Gravel: Matej Mohoric triunfa com vitória solo na Itália

A prova reuniu um total 149 atletas na região do Vêneto, na Itália; segunda colocação ficou com o belga Florian Vermeersch e o britânico Connor Swift completou o pódio

Mohoric completou os 169km com 1.990m de altimetria em 4h53min56s

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Simon Wilkinson/SWpix.com

O esloveno Matej Mohoric (Bahrain-Victorious) conquistou o título de campeão mundial de gravel neste domingo (8 de outubro), em Pieve di Soligo, na região do Vêneto, na Itália.

“A sensação é muito boa, o percurso era bonito. Tive um dos meus melhores dias na bike e me diverti muito. Quando era criança eu sempre quis começar no mountain bike, mas comecei a praticar ciclismo de estrada por conta de meus amigos e hoje eu verdadeiramente me diverti. Minhas pernas estão ardendo mas minha mente está super feliz”, resumiu o ciclista de 28 anos.

Mohoric sofreu uma queda a 3,5km da chegada ao tentar cortar o traçado de uma curva, mas voltou para a corrida e garantiu a vitória solo no percurso de 169km com 1.990 metros de altimetria com o tempo de 4h53min56s.

“Parabéns também para o Florian e o Connor, eles também estavam super fortes e usei a minha vantagem de ser o mais leve a meu favor nas subidas. Estou muito orgulhoso desta conquista”, completou o novo campeão mundial de gravel.

O esloveno comemora a vitória na chegada em Pieve di Soligo, na região italiana do Vêneto

A segunda colocação ficou com o belga Florian Vermeersch (Lotto Dstny), a 43s. Vermeersch é irmão de Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck), campeão da modalidade no ano passado. Gianni sofreu com a altimetria do final do percurso, perdeu contato com os líderes e terminou na 11ª colocação, a 10min50s.

A terceira colocação ficou com o britânico Connor Swift (Ineos-Grenadiers), a 3min40s. O espanhol Alejandro Valverde (avulso) disputou a quarta colocação com o americano Keegan Swenson (avulso) e garantiu a quarta colocação, a 6min48s. A prova reuniu um total 149 atletas.

Mohoric saiu na fuga no começo da corrida e atacou a 18km da meta

A vitória de Mohoric começou a ser construída ainda no começo da corrida, quando saiu em uma fuga juntamente com Florian Vermeersch e Connor Swift e o grupo começou a ganhar terreno em relação ao pelotão principal, mas nunca sem ultrapassar os 4 minutos de vantagem sobre o pelotão.

Mohoric despachou Florian Vermeersch a 18km da meta de chegada, na subida La Serre. O belga ainda enfrentou problemas com a corrente de sua bike a 15km da chegada e acabou perdendo precioso tempo na perseguição. Nos últimos 5km, Mohoric controlou a liderança solitária e garantiu a vitória com 43 segundos de vantagem sobre o belga.

Pódio da categoria Elite

Cotado como favorito ao pódio, o belga Wout van Aert teve um dia complicado, com problemas mecânicos e uma queda nos primeiros 60km da prova. O jeito foi perseguir o pelotão, às vezes com mais de 10 minutos de retardo. No fim, Van Aert concluiu na oitava colocação, a 8min24s.

MELHORES MOMENTOS

RESULTADOS COMPLETOS:

Results powered by FirstCycling.com

Veja também: Cobertura prova da elite feminina