13ª Brasil Ride: despedida de Avancini e novidades no percurso

HomeCompetiçõesMountain bike

13ª Brasil Ride: despedida de Avancini e novidades no percurso

Ultramaratona na Bahia será de 21 a 28 de outubro e marca a última competição de Henrique Avancini antes de se aposentar

Avancini comemora vitória na ultramaratona na categoria individual em 2022

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A 13ª edição da ultramaratona Brasil Ride será disputada entre 21 e 28 de outubro, na Bahia, no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, em Guaratinga e em Eunápolis, novidade desta temporada. Na lista de confirmados, o campeão de 2022 na nova categoria individual (veja aqui) e bicampeão mundial de MTB Marathon Henrique Avancini, que vai se despedir do MTB profissional na prova.

Hans Becking, atual campeão holandês e tetracampeão da Brasil Ride Bahia, o português Tiago Ferreira (bicampeão da Brasil Ride) e os brasileiros Edson Rezende e Sherman Trezza também prometem marcar presença. No feminino, a campeã do ano passado, a brasileira Marcela Toldi chega para defender o título. A colombiana Monica Calderón, atual campeã Panamericana de MTB Marathon e as brasileiras Sabrina Gobbo, Luiza Souza, Carol Coleman e a baiana Paula Gallan também estão confirmadas.

Etapa de Guaratinga para Arraial D’Ajuda em 2022

Eunápolis, cidade com 150 mil habitantes, a 70 km de Porto Seguro, foi incluída no evento pela primeira vez. Para a criação desta nova etapa, uma grande estrutura técnica foi montada, com a etapa com largada no acampamento na Vila Brasil Ride, em Guaratinga. Outra novidade é que, além da já conhecida descida da escadaria, onde o público acompanha de perto os atletas, a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda também receberá um dos momentos de premiação dos vencedores, no dia 26, na 5ª etapa.

Ao todo, a prova tem 7 etapas que se dividem entre Arraial d’Ajuda, Guaratinga e Eunápolis. No distrito de Porto Seguro, as provas têm início e fim na Arena Brasil Ride Bahia, no Uíki, na Praia do Parracho. Já em Guaratinga, a competição tem base, largada e chegada na Vila Brasil Ride. Em 20 de outubro, dia que antecede a prova, os competidores se apresentam na Arena Brasil Ride Bahia para receber os kits que os acompanharão até o fim da jornada, que se inicia às 7h do dia 21 e segue até o dia 28, ao cruzar a linha de chegada. Serão 500 km e 10.000m de altimetria acumulada.

O líder Avancini, com Edson Rezende e o português Tiago Ferreira na 3ª etapa de 2022 Foto: Felipe Almeida

A primeira etapa será disputada dentro de Arraial, já a segunda etapa é marcada pelo deslocamento entre as duas sedes da competição. A terceira e quarta etapa serão no entorno da Vila Brasil Ride, em Guaratinga. A quinta etapa tem início no acampamento, segue para Eunápolis e finaliza à beira-mar, onde também serão realizadas a sexta e sétima etapa.

No último dia de competição há ainda a Maratona dos Descobrimentos, numa prova na região de Arraial e no Parque Pau Brasil, marcando o encerramento do evento.

AS ETAPAS

Etapa 1 – 22 de outubro – Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda
Etapa 2 – 23 de outubro – Arraial d’Ajuda – Guaratinga
Etapa 3 – 24 de outubro – Guaratinga – Guaratinga
Etapa 4 – Etapa rainha – 25 de outubro  – Guaratinga – Guaratinga
Etapa 5 – 26 de outubro – Guaratinga – Eunápolis
Etapa 6 – Contrarrelógio – 27 de outubro – Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda
Etapa 7 – 28 de outubro – Arraial d”Ajuda – Arraial d’Ajuda

LEIA MAIS
Brasil Ride no Bikemagazine

Site oficial do evento www.brasilride.com.br

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a Brasil Ride Bahia 2023. Patrocínios de Mitsubishi,  Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Full Gas, Coca Cola, Thule e Postos Rede Torres. Conta com o apoio governamental do Governo do Estado da Bahia, Sudesb, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Prefeitura Municipal de Guaratinga e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Apoio institucional ICMBio,  Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.